Carplace
Com 2,24 milhões de unidades emplacadas, o grupo BMW fecha 2015 com mais um recorde de vendas – nada menos que o quinto aumento consecutivo. A alta foi de 6,1% na comparação com 2014 e justificada pela marca como resultado de uma “política flexível e rápida de lançamentos que atende às necessidades do mercado”. Não por acaso, empresa lançou 15 modelos novos ou reestilizados no ano passado, entrando também em segmentos até então inexplorados.
Sozinha, a BMW vendeu 1,9 milhão de carros e cresceu 5,2% na comparação com o ano anterior. Os destaques foram para o Série 2 (incluindo os novos modelos de tração dianteira) e para o Série 4, com carrocerias de 2 ou 4 portas. O primeiro emplacou 157 mil exemplares, enquanto o segundo vendeu 152 mil unidades (crescimento de 27,4%). A linha de elétricos “i” também se expandiu, chegando a vender 29,5 mil carros (alta de 65,9%).
Entre as outras empresas do grupo, destaque para os 338,4 mil emplacamentos da MINI (crescimento de 12%) e os 136,9 mil da BMW Motorrad (alta de 10,9%). A Rolls-Royce foi a única a registrar resultado inferior a 2014 (-6,8%, com 3,7 mil carros). Entre os mercados, a Europa desponta na liderança com 999,6 mil unidades, seguida da Ásia com 648 mil e das Américas com 494,6 mil. O Brasil sozinho respondeu com 17,8 mil exemplares, alta de 1,7%. (Carplace/Dyogo Fagundes)