Carpress
No dia 6 de janeiro, o Carpress publicou reportagem em que mostrou que, na disputa entre as marcas alemãs de carros premium, as vendas da Audi superaram as da Mercedes-Benz em apenas 14 automóveis – 17.539, contra 17.525 unidades.
No sábado (16), a Mercedes-Benz estampou em página dupla nos principais jornais brasileiros anúncio em que diz: “Mercedes-Benz. A marca premium número 1 na preferência dos brasileiros. A Mercedes-Benz foi a marca premium mais vendida para clientes no Brasil”.
Ao lado da expressão “mais vendida”, havia um asterisco. Logo abaixo esclarecia: “Considerando-se os automóveis emplacados somente para consumidores”. Em outras palavras, segundo o anúncio da Mercedes, a vantagem da Audi só se deu porque a marca teria faturado veículos em nome de pessoas jurídicas.
No dia 5 de janeiro, a Audi divulgou um press release afirmando ter fechado 2015 na liderança. “Empresa registrou quase 2.300 emplacamentos em dezembro, marco inédito no segmento premium”, dizia.
Nesse mesmo material, havia uma afirmação de Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil: “Estamos extremamente felizes em terminar o ano na liderança, conquistando um recorde histórico de vendas e dando sequência a um ano de bastante sucesso para a Audi no país. Apesar da crise, crescemos mais de 40% em 2015. Isso mostra que nossa estratégia tem sido acertada, e seguiremos por esse caminho neste novo ano que acaba de começar”.
Dois dias depois foi a vez de a Mercedes divulgar seu balanço anual, sob o título: “Mercedes-Benz Automóveis encerra 2015 com 47% de aumento nas vendas e o maior crescimento entre as marcas premium”. Em seu press release, a Mercedes não fala em liderança no mercado premium como um todo, mas afirma que a marca obteve a liderança dos segmentos com diversos modelos.
Diz: “A Mercedes-Benz do Brasil encerrou 2015 com resultados expressivos nas vendas de automóveis premium. Entre janeiro e dezembro, a marca registrou 17.525 unidades emplacadas, impactando no maior crescimento entre as marcas do segmento, com 47%, comparado ao fechamento de 2014. Além disso, os modelos Classe A, Classe B, Classe C, CLA, CLS, Classe E, Classe G/GL, Classe S e SL foram líderes de venda em seus respectivos segmentos”.
“É um objetivo internacional da Audi ser uma marca líder do segmento premium”, diz Christian Marxen, gerente de Comunicação da Audi do Brasil, que não comenta o anúncio da concorrente.
Em resposta a nossos questionamentos, a Mercedes não informa quantos veículos foram vendidos para pessoas físicas e quantos para pessoas jurídicas. “A escolha se a documentação do automóvel será pessoa jurídica ou física é do cliente, de acordo com sua necessidade. Normalmente os clientes de compra jurídica não colocam na documentação do veículo o nome do proprietário por recursos financeiros ou jurídicos”, diz Dirlei Dias, gerente de Vendas e Marketing Automóveis da Mercedes-Benz.
A marca nega ter insinuado em seu anúncio que a Audi teria emplacado carros em nome de pessoas jurídicas (no caso, concessionários) para alcançar a liderança. “Nosso anúncio representa a venda para clientes finais dentro do portfólio da marca. Dos 17.525 automóveis vendidos somente 3,5% são automóveis destinados aos executivos de nossa empresa, que depois de um ano de utilização são vendidos ao próprio executivo ou ao mercado”, afirma o executivo.
Na terceira colocação entre as marcas premium, aparece a BMW, com 15.830 unidades vendidas, sendo 1.627 em dezembro. (Carpress/Luís Perez)