Blog da Suzane Carvalho
Em meio a crise, e em um ano em que o mercado brasileiro como um todo, perdeu por volta de 30%, a Honda conseguiu crescer 11%. No total, foram vendidos 153.395 carros, consolidando sua maior marca desde que começou a produzir no Brasil, há 18 anos. O market share da marca também aumento para 6,2%.
O carro que deu essa alavancada foi o Honda HR-V que, desde o dia 20 de março, início da venda do produto, chegou a 51.159 unidades comercializadas, conquistou a liderança entre os demais modelos da marca e se tornou o SUV mais vendido do país. O bom desempenho da fabricante também se deve ao Honda Fit, que alcançou a marca de 42.476 unidades vendidas, seguido do Civic, com 31.241 e do City, com 26.413. Os importados CR-V, Accord e Civic Si somaram, juntos, 2.225 emplacamentos.
O compromisso da Honda em atender com excelência as pessoas com necessidades especiais também é reconhecido pelos clientes e tem resultado em novos recordes a cada ano. No acumulado de 2015, a empresa vendeu 15.737 veículos para esse público, um aumento de mais de 60% em relação a 2014, também o melhor ano de vendas nesse segmento até então. O destaque do período foi o modelo City, com 7.490 unidades comercializadas.
Para o vice-presidente Comercial da Honda Automóveis, Roberto Akiyama, o crescimento da empresa em 2015 reflete não só a sua estratégia acertada de renovação dos produtos, mas também a percepção do consumidor. “Em períodos de instabilidade econômica, o cliente busca um produto de qualidade aliado a um conjunto de serviços e diferenciais que proporcionem mais segurança e custo-benefício no momento da compra. Uma rede de serviços pós-venda consolidada, estrutura eficiente de distribuição de peças, eficiência no consumo de combustível e bom valor de revenda são alguns atributos que diferenciam os nossos produtos e serviços e contribuem para a preferência do consumidor pela nossa marca”.
Para 2016, a fabricante prevê um cenário de vendas estáveis, mantendo o mesmo patamar de 2015.
A fábrica da Honda Automóveis do Brasil está situada em Sumaré, interior do estado de São Paulo e foi inaugurada em 1997. Em 2013, anunciou sua segunda planta de automóveis, em Itirapina, interior de São Paulo. Em uma iniciativa inédita no segmento automotivo no País, a empresa iniciou, no mesmo ano, a construção do seu primeiro parque eólico na cidade de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, inaugurado em novembro de 2014. Para administrar as operações do parque, que supre toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, foi criada a Honda Energy do Brasil. No País, também faz parte do grupo a Honda Serviços Financeiros, que reúne o Consórcio Nacional Honda, a corretora Seguros Honda, a Leasing Honda e o Banco Honda.
Mas não para por aí. Em 2015 a Honda Aircraft Company, subsidiária da Honda Motor Co. anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para a América do Sul, sendo o Brasil o representante regional.
Isso, sem falar na Moto Honda da Amazônia, que foi instalada no país em 1971, quando começou a importar suas motocicletas. Em 1976 inaugurou sua fábrica em Manaus, onde já produziu mais de 20 milhões de motocicletas. Hoje, detém 78 domercado de duas rodas no país. (Blog da Suzane Carvalho)