Carplace
As vendas globais da Audi encerraram 2015 em alta. Com 1.803.250 veículos comercializados, a marca registrou um crescimento de 3,6% na comparação com o ano anterior e, de quebra, comemorou seu novo recorde.
De acordo com o CEO da alemã, Rupert Stadler, este número superou em 300 mil unidades a expectativa da marca para o ano passado, mesmo sem a presença dos novos A4, Q7 e R8 em todas as regiões do mundo.
Com 570.889 unidades, quase um terço do total vendido, a China foi novamente o principal mercado da Audi, apesar de um recuo de 1,4% em relação a 2014. Além do país asiático, a marca também foi líder na preferência dos consumidores europeus, com 799.950 unidades (+4,8%).
Nos EUA, a marca pela primeira vez ultrapassou a barreira das 200 mil unidades vendidas (202.202) graças a uma evolução de 11,1%. O Brasil, entretanto, contribuiu com o maior percentual de crescimento no período (+38,7%), com 17.130 unidades.
Em alta de 6% no período, a linha de SUVs foi responsável por 537.950 unidades. Já a linha A3, com crescimento de 20,3%, emplacou 372.750 unidades. O TT, com 29.950 unidades, avançou expressivos 87% e encerrou o ano como líder entre os esportivos compactos. (Carplace/Thiago Parísio)