Reuters
A Hyundai Motor está planejando montar no próximo ano a nova versão do compacto Accent numa fábrica no México controlada pela associada Kia Motors, afirmaram duas fontes com conhecimento do assunto. A decisão vai transferir parte da produção do veículo de margem reduzida para fora da Coreia do Sul, que tem custos mais elevados.
O Accent seria o primeiro carro da Hyundai a ser produzido no México, dando à montadora sul-coreana acesso a um mercado de trabalho de custo menor e proximidade com os mercados das Américas do Norte e do Sul, que têm atraído muitas rivais.
“Como os custos de trabalho no México são um quinto dos da Coreia, a Hyundai vai poder economizar muito na produção de veículos compactos e competir melhor com rivais que têm manufatura no México”, disse Ko Tae-bong, analista da indústria de veículos na Hi Investment & Securities.
A produção do modelo na Coreia do Sul será reduzida praticamente à metade, afirmou uma fonte com conhecimento direto do assunto. A Hyundai planeja iniciar a produção do novo Accent no México em julho de 2017 com meta de montagem de 20 mil unidades, afirmou a fonte, acrescentando que a empresa tem objetivo de produzir 76 mil unidades em 2018 e 100 mil em 2019.
A fonte também afirmou que a Kia também planeja fabricar o subcompacto Rio na fábrica do México, que deve começar a operar em maio.
Em comunicado à Reuters, a Hyundai informou que está considerando montar veículos da marca na fábrica mexicana da Kia, mas que ainda não há decisão sobre o assunto. (Reuters/Hyunjoo Jin)