Ford apresenta nos EUA novo Fusion e F-150 Raptor Supercrew

Carpress

 

A Ford revela no Salão de Detroit, que abre ao público de 16 a 24 de janeiro, o novo Fusion. O evento começou ontem (11), para a imprensa.

 

Com visual mais arrojado e mais recheado de tecnologias, o Fusion vem com dois modelos híbridos e o novo V6 Sport com tração integral.

 

Além de mudanças no design, com nova grade e para-choque, o sedã de luxo ganha a versão Platinum. Ele chega ao mercado norte-americano em meados do ano, seguido do Fusion V6 Sport algumas semanas depois.

 

“O Fusion oferece às pessoas muito mais carro, incluindo tecnologias inteligentes, belo design e uma experiência de direção mais gratificante que a de outros sedãs desse porte”, diz Raj Nair, vice-presidente executivo e diretor técnico de Desenvolvimento de Produto Global da Ford.

 

O Fusion V6 Sport traz motor 2.7 V6 EcoBoost duplo turbo de 329 cv e de 48,4 kgfm de torque (força). Sua versão com tração integral tem um torque adicional de cerca de 13,8 kgfm e 50 cv a mais de potência que os motores 3.5 V6 de rivais como Toyota Camry e do Honda Accord.

 

O Fusion Platinum foi pensado para clientes que procuram níveis ainda maiores de refinamento e acabamento. É equipado com o consagrado motor EcoBoost 2.0 e tração integral.

 

Seus painéis de instrumentos e das portas são revestidos de couro Cocoa clássico e a direção tem acabamento de couro Venetian premium. Externamente traz grade com acabamento exclusivo em pintura Magnetic e rodas polidas de 19 polegadas.

 

Os novos Fusion Hybrid e Fusion Energi integram a linha de híbridos mais vendida da América do Norte. O novo software utilizado nos dois modelos proporciona uma direção ainda mais refinada e envolvente, com motores elétricos mais eficientes que aumentam a economia de combustível e a autonomia no modo elétrico.

 

O Fusion V6 Sport acrescenta suspensão com ajuste continuamente controlado dos amortecedores em tempo real para se adaptar às condições da pista. O sistema conta com uma tecnologia de detecção de buracos que ajusta os amortecedores para reduzir a força do impacto transmitida aos ocupantes.

 

Seu visual inclui entradas de ar maiores e grade preta brilhante tipo colmeia, rodas de 19 polegadas, aerofólio traseiro e saídas duplas de escape.

 

O Fusion Hybrid e o Fusion Energi são veículos elétricos com um avançado sistema EcoGuide que orienta o motorista em tempo real para economizar combustível.

 

Com uma bateria de íons de lítio de 7,6 quilowatt-hora, o Fusion Energi tem autonomia estimada de cerca de 30 quilômetros usando apenas energia elétrica. O carro muda automaticamente para o motor 2.0 a gasolina quando a bateria está descarregada, o que garante uma autonomia de mais de 800 quilômetros.

 

O Fusion é ainda o primeiro da marca a ter sistema de detecção de pedestres na América do Norte e também traz estacionamento automático em vagas paralelas e perpendiculares.

 

A linha também conta com o Sync 3, novo sistema de comunicação e entretenimento da Ford que tem funcionamento mais rápido, sistema de reconhecimento de voz aprimorado, tela sensível ao toque mais intuitiva, semelhante aos smartphones, e uma interface gráfica mais simples. O Sync Connect, opcional no Sync 3, permite ligar o motor remotamente, agendar a partida e travar e destravar o carro pelo smartphone.

 

Outra novidade apresentada pela Ford em Detroit é a picape F-150 Raptor SuperCrew, versão radical da picape mais vendida da América do Norte há 39 anos consecutivos e líder de todo o mercado há 34.

 

Com visual inspirado em bajas de competição, oferece mais espaço, versatilidade e capacidade off-road. Produzida com aços de alta resistência e liga de alumínio de nível militar, é cerca de 226 kg mais leve que a Raptor anterior e 15 centímetros mais larga que a F-150 convencional.

 

Tem um novo e exclusivo motor 3.5 EcoBoost – mais potente que o 6.2 V8 atual, de 411 cv – e nova transmissão de dez velocidades. Conta também com nova tecnologia de tração integral sob demanda, o Terrain Management System, com seis modos de assistência: normal, estrada, chuva, neve e gelo, lama e areia, baja (para alta velocidade na areia) e pedras.

 

A suspensão ganhou componentes mais robustos, com diferencial dianteiro Torsen e amortecedores FOX Racing Shox. Outras novidades são a saída dupla de escapamento e rodas de 17 polegadas com pneus BFGoodrich All-Terrain KO2. (Carpress)