Audi troca bateria por hidrogênio no H-Tron Quattro

Best Cars

 

A Audi preparou para o Salão de Detroit uma nova versão do conceito de utilitário esporte E-Tron Quattro do evento de Frankfurt. Em vez da propulsão elétrica baseada em baterias, o H-Tron Quattro usa a tecnologia da pilha a combustível para produzir energia elétrica a partir do hidrogênio, com a bateria servindo apenas para aumento temporário de energia. Há dois motores elétricos, um dianteiro de 90 kW (122 cv) e um traseiro de 140 kW (190 cv), que juntos podem levar o utilitário de 0 a 100 km/h em menos de sete segundos. A Audi anuncia que o abastecimento com hidrogênio requer só quatro minutos e permite autonomia de até 600 km. Uma bateria pode fornecer 100 kW aos motores quando mais energia for necessária.

 

O H-Tron foi aproveitado para apresentar tecnologias de condução autônoma que estarão no modelo 2017 do sedã de topo A8, como o controlador central de assistência ao motorista (ZFAS), que compõe um modelo em tempo real do que acontece ao redor do carro. Esse modelo é então analisado pelos sistemas de assistência à direção e ao estacionamento, que podem assumir a direção em trânsito para-anda e a até 60 km/h. A plataforma do modelo é a mesma do novo Q7 de produção, com 4,88 metros de comprimento. O conceito tem freios de cerâmica, suspensão a ar e bancos traseiros individuais. (Best Cars)