Carpress
Em tempos de concorrência acirrada, ficar duas décadas à frente de um segmento não é tarefa fácil. Ainda assim a picape Chevrolet S10 alcançou a proeza.
Com mais de 33 mil unidades emplacadas ao longo de 2015, o modelo fechou mais um ano como a picape média mais vendida do Brasil. Esse posto já é ocupado desde 1995.
Segundo a General Motors, essa hegemonia pode ser explicada por atributos como a robustez mecânica, o pioneirismo tecnológico, os motores flex e diesel mais potentes da categoria e a ampla diversidade de configurações.
São 18 combinações, entre três opções de carroceria (Chassis Cab, cabine simples e cabine dupla), três de motorização (2.4 flex, 2.5 flex com injeção direta e 2.8 turbodiesel), três de transmissão (MT5, MT6 e AT6), duas de tração (4×2 e 4×4 com seletor eletrônico) e seis versões de acabamento (LS, LT, LTZ, Advantage, Freeride e High Country).
“Essa variedade de combinações da S10 permite a customização da picape conforme o desejo e a necessidade do consumidor”, afirma Samuel Russell, diretor de Marketing da Chevrolet. “Há desde uma opção mais acessível voltada para o trabalho, como a Chassis Cab, até uma opção caracterizada pela sofisticação e valentia, como a High Country.”
Na versão High Country, a picape oferece muito requinte. Os bancos têm forração premium em dois tons (marrom Brownstone e preto Jet Black), costura pespontada e descansa braço traseiro. Já o assento do motorista traz regulagem elétrica de altura, distância e inclinação do encosto.
O veículo conta ainda com outros itens de comodidade, entre eles ar-condicionado digital, computador de bordo, volante multifuncional, sensor de estacionamento, controle de cruzeiro (cruise control) e sistema multimídia Chevrolet MyLink com GPS, DVD e câmera de ré integrados.
Confira cronologia da S10
1995 – Em março, a Chevrolet lança a S10 (2.2), a primeira picape média nacional; em outubro chega a versão cabine estendida e o motor Maxion HST 2.5 turbodiesel.
1996 – É apresentada ao mercado a S10 Cabine Estendida e a opção de motorização 4.3 V6.
1998 – A linha passou a oferecer opção de cabine dupla e tração 4×4.
1999 – A primeira alteração de estilo, concentrada na parte dianteira, com novos para-choque e grade; o modelo ganha também uma versão de luxo, batizada de Executive.
2000 – A S10 turbodisel passa a adotar o motor MWM Sprint 2.8; seis meses depois chega a série especial S10 Barretos, em homenagem ao maior rodeio do país.
2001 – Estreia a nova linha, com evoluções na dianteira, no interior e na motorização –o propulsor 2.2 é substituído por um 2.4.
2006 – Picape da Chevrolet disputa pela primeira vez o Campeonato mundial de Cross Country e conquista seu quinto título no Rally Internacional dos Sertões.
2007 – O motor 2.4 passou por evoluções e tornou-se flexível.
2009 – A S10 passa por mais uma atualização visual, com mudanças na parte externa e interna do veículo.
2012 – Chega ao mercado a nova geração da S10; projetada e desenvolvida no Brasil também para outros mercados, modelo estreia como nova referência no segmento de picapes médias. Para equipar o veículo, foi criado um novo motor 2.8 Turbodiesel.
2013 – Motor 2.8 Turbodiesel e a transmissão (agora de seis marchas) receberam importantes melhorias técnicas, que possibilitaram um expressivo ganho de desempenho. Com isso, a potência pulou de 180 cv para 200 cv. Outra novidade é a oferta do sistema multimídia MyLink.
2014 – Picape da Chevrolet ganhou mais uma opção de motorização flex, o 2.5 Ecotec com injeção direta de combustível e 206 cavalos, e novo ajuste da suspensão, além de melhorias de acabamento e isolamento acústico.
2016 – S10 ganha quatro versões inéditas: Advantage, Freeride, Chassis Cab e a luxuosa High Country. Elas somam às conhecidas configurações LS, LT e LTZ, ampliando ainda mais o leque de opções de acabamento do utilitário de maior sucesso do segmento. (Carpress)