Sistema da Ford e da Amazon vai permitir ligar luz de casa no carro

Folha de S. Paulo

 

A Ford e a Amazon anunciaram uma parceria para permitir que as pessoas possam controlar, a partir de um carro, recursos da casa e vice-versa.

 

Usando a Amazon Echo, aparelho que recebe comandos de voz lançado pela Amazon em 2014, será possível dar partida e checar a bateria de carros elétricos estacionados na garagem de casa. Do automóvel, será possível ligar luzes e TVs, assim como abrir a porta da garagem.

 

A parceria foi anunciada um dia antes da abertura da CES, feira que é uma das mais importantes do mercado de tecnologia. O evento, que abriu para o público na última quarta-feira (6), em Las Vegas, deve ter como destaque a indústria automobilística e de transportes, com seus carros elétricos, tecnologias de direção autônoma e integração com a casa.

 

Companhias como Kia, Toyota, GM e Volkswagen também estão presentes no evento.

 

A BMW informou, por exemplo, que está trabalhando em aplicativos que podem permitir que os motoristas ajustem os termostatos de seus lares na temperatura ideal para o momento de eles chegarem. No carro-conceito iVision, a companhia mostrou um sistema em que seria possível acionar comandos do painel usando apenas gestos, sem precisar tocá-lo.

 

“Eu prevejo que a 2016 vai ser um ano revolucionário para a indústria automobilística e de transporte”, disse o diretor-executivo da Ford, Mark Fields, na abertura de sua apresentação.

Apostar na internet das coisas, com objetos conectados à rede, é uma das estratégias da montadora para expandir os negócios nas próximas décadas.

 

A ideia, de acordo com Fields, é que a empresa se transforme, por meio da tecnologia, em uma companhia automobilística e de mobilidade, incentivando o uso compartilhado de automóveis e a integração de diversas modalidades de transporte urbano.

 

Além disso, a companhia quer aumentar a participação no setor de transportes, que inclui táxis, ônibus e outras modalidades urbanas.

 

De acordo com Fields, o setor automobilístico vale atualmente US$ 2,4 trilhões, dos quais a Ford participa com 6%. A indústria de mobilidade vale, segundo o executivo, US$ 5,4 trilhões.

 

Há também novidades na área de direção autônoma, que tem atraído empresas de diversas indústrias, como a gigante Google e a Nvidia, mais conhecida como fabricante de placas de vídeo para profissionais e gamers hardcore – a companhia anunciou a criação de um supercomputador para carros que tem o poder de processamento de 150 MacBooks.

 

O sistema, que será testado pela Volvo, poderá ver as imagens, ler os sinais de trânsito, identificar pedestres e processar essas informações. A ideia é que o veículo autônomo seja mais capaz de decidir como lidar com as situações que enfrentar. (Folha de S. Paulo/Bruno Scatena)