Vendas caem 26% em 2015; GM diminui vantagem da líder Fiat

Carplace

 

Definitivamente o ano de 2015 não vai deixar saudades para a indústria automobilística brasileira. De acordo com os dados oficiais divulgados pela Fenabrave, o mercado emplacou nos últimos doze meses 2.476.904 automóveis e comerciais leves.

 

Contrariando a expectativa da entidade, que previa no início de 2015 uma queda de 0,5% sobre 2014, as vendas despencaram 25,59%. O cenário para 2016 também não é animador: de acordo com estudos realizados pela Fenabrave, a queda deve chegar a 5,9%.

 

Fiat Betim

 

Para Alarico Assumpção Jr., presidente da entidade, o recuo foi acentuado em função das crises política e econômica que o país atravessa, comprometendo ofertas de crédito, níveis de emprego e de renda e índices de confiança de investidores e de consumidores.

 

Para o executivo, “a baixa atividade econômica, com PIB negativo, inflação alta – provocada pelo aumento dos preços administrados, em especial energia elétrica –, taxas de juros e dólar elevados, e a retração dos níveis de emprego e renda resultaram numa bomba de fabricação caseira para a nossa economia. Somado a isso, temos enfrentado uma política com sérios entraves e notória necessidade de apoio para que os ajustes sejam praticados pelo governo. Estamos diante de uma equação difícil”.

 

Pelo 11º ano seguido, ninguém vendeu mais do que a Fiat (439.165). A situação, no entanto, já não é tão confortável quanto antes: graças às 387.971 unidades da Chevrolet, a vantagem da montadora de Betim (MG) caiu de quase 120 mil pra pouco mais de 51 mil unidades.

 

Novamente terceira, a Volkswagen (359.494) viu a diferença em relação a Ford cair de quase 270 mil unidades em 2014 para menos de 106 mil no ano passado.

 

A Renault (181.563), que até então vinha completando o top 5, foi superada pela Hyundai (204.664), nova líder entre as chamadas novatas. Toyota (175.821), Honda (153.370) e Nissan (61.235) vieram na sequência, com a Jeep (41.791) destronando a Mitsubishi (41.064) do top 10.

 

Dezembro fraco

 

Nem mesmo o mês de dezembro, tradicionalmente bom para a indústria automobilística nacional, salvou o mau desempenho de todo o ano. Embora as 220.656 unidades emplacadas tenham sido 16,54% superiores ao resultado de novembro, na comparação com o mesmo período de 2014 a queda chegou a expressivos 37,59%.

 

Fabrica-Chevrolet

 

Por uma diferença pouco superior a mil unidades, a Chevrolet venceu a Fiat e assegurou a ponta pelo terceiro mês seguido. Com a VW (25.758) repetindo a terceira posição, a grande novidade foi a Hyundai (19.513) no top 4 pela segunda vez na história.

 

E não foi só: com 17.996 unidades, a Renault deixou a Ford (17.347) fora do top 5 pela primeira vez e por pouco a marca norte-americana também não foi ultrapassada pela Toyota (16.400).

 

Oitava, a Honda (15.062) emplacou mais do que o dobro da Jeep (7.114), novamente à frente da Nissan (6.141) e top 10 pelo sexto mês consecutivo. 14ª, a Audi (2.297) deixou a Mercedes-Benz (2.178) e a BMW (1.640) para trás entre as premium. (Carplace/Thiago Parísio)