Auto Estrada
A Honda começou a vender na rede de concessionárias a linha 2016 do City e do Accord. Fabricado no Brasil, o sedã compacto chega em quatro versões: DX manual (R$ 58 mil), LX CVT (R$ 69 mil), EX CVT (R$ 72,5 mil) e EXL CVT (R$ 77,9 mil). Já o sedã de luxo, importado dos Estados Unidos, desembarca no país em configuração única por R$ 156,3 mil.
Antes da chegada da linha 2016, o City custava entre R$ 55,3 mil e R$ 72,7 mil. OAccord “antigo”, por sua vez, era vendido por R$ 119,9 mil na versão de entrada EX 2.4, descontinuada no Brasil, e R$ 147,9 mil na topo de linha EX V6.
A principal novidade para o City é a oferta de mais equipamentos em todas as versões, enquanto a base mecânica continua com o motor 1.5 flex de 116 cv e câmbio manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT.
A versão de entrada DX, por exemplo, agregou itens como chave do tipo canivete, painel de instrumentos e visor do sistema de som na cor branca, ajuste de profundidade da direção (que já contava com ajuste de altura) e retrovisores pintados na cor da carroceria.
Além disso, a configuração LX, intermediária, agora traz maçanetas internas cromadas e controle do sistema de áudio no volante. Já na versão EX, o volante recebeu acabamento em couro e a dianteira ganhou apoio de braço central com porta-objetos.
Por fim, a versão EXL, topo de linha, passa a oferecer também airbags de cortina, somando ao todo seis bolsas infláveis. Essa configuração agora traz central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas e navegador GPS integrado.
Todas as versões do site trazem de série ar-condicionado, sistema de som com Bluetooth, travas, vidros e retrovisores elétricos, volante com ajuste de altura e profundidade e ganchos Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.
Accord
Em relação ao Accord, o modelo ganhou novo visual, trazendo motor V6 3.5 de 280 cv de potência e 34,6 kgfm de torque, mesmos números da configuração anterior de seis cilindros. O câmbio é automático de seis marchas. As principais mudanças no modelo estão no desenho da carroceria, que recebeu vincos e linhas mais esportivas, lembrando veículos da Acura, divisão de luxo da Honda.
A dianteira, por exemplo, ganhou nova grade cromada e faróis redesenhados totalmente iluminados por LEDs, mesma tecnologia usada nas lanternas traseiras. Por dentro, o sedã recebeu pedaleiras esportivas de alumínio com iluminação, central multimídia com GPS integrado e tela tátil de sete polegadas, banco traseiro bipartido e rebatível e novo padrão de acabamento do painel de instrumentos.
O sedã também incorporou acionamento do motor a distância por meio da chave do tipo canivete, o que permite acionar o ar-condicionado antes da entrada do veículo. Os bancos trazer revestimento que combina couro e material sintético e a cabine conta com detalhes imitando madeira, banco do motorista com ajustes elétricos, piloto automático e volante multifuncional.
O Accord 2016 também conta com abertura das portas por aproximação, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, teto solar elétrico e sensores de estacionamento na dianteira e na traseira. (Auto Estrada/Alessandro Reis)