Contran aprova exigência de controle de estabilidade nos carros

Portal G1/Auto Esporte

 

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou na última reunião do ano, realizada em 16 de dezembro, a obrigatoriedade do controle eletrônico de estabilidade para carros novos a partir de 2020. A decisão deverá ser publicada no Diário Oficial nos próximos dias, e será aplicada em duas fases, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

 

Na primeira leva, em 2020, a exigência será valida para veículos que serão homologados a partir da data de publicação da resolução do Contran. Ou seja, modelos inéditos e os que passarem por grandes mudanças. Na segunda fase, em 2022, o controle de estabilidade será obrigatório também nas unidades zero quilômetro de modelos que foram lançados antes da lei vigorar.

 

Para a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), que fez, a pedido do Denatran, o estudo sobre a viabilidade da exigência, a inclusão desse sistema em que carros onde ele não é oferecido deverá resultar num aumento de custo de R$ 1 mil a R$ 2 mil, dependendo do modelo. (Portal G1/Auto Esporte)