Índia suspende venda de carros a diesel para combater nuvem de poluição

Carplace

 

A Suprema Corte da Índia suspendeu temporariamente a venda de carros a diesel na região metropolitana de Nova Deli. A medida afeta os veículos com motores acima de 2,0 litros, passa a valer imediatamente e vai até 31 de março de 2016.

 

Esta decisão foi tomada após o India’s National Green Tribunal banir, na semana passada, o licenciamento de todos os carros a diesel por um mês, para ajudar a melhorar a qualidade do ar em Deli, uma das cidades mais poluídas do mundo.

 

Nova Deli trânsito

 

De acordo com o tribunal, a medida não deve prejudicar “as pessoas comuns”. Outras ações tomadas foram a proibição de caminhões com mais de 10 anos circular na capital e a determinação para que todos os táxis, incluindo o Uber e o serviço local Ola, convertam seus carros para gás natural.

 

Os ambientalistas que trouxeram a causa ao supremo tribunal não devem parar. Eles querem que as medidas sejam expandidas para outras metrópoles do país, que têm uma frota que não para de crescer. Conforme o TimesOfIndia, mais de 23% dos carros que circulam em Deli são movidos a diesel. A cidade possui 8,5 milhões de veículos nas ruas, um aumento de 97% em relação ao ano 2000. (Carplace)