Carplace
Após ser superada pela maior rival na disputa pela liderança global entre as marcas Premium entre julho e setembro, a BMW reagiu nos últimos dois meses. Com 167.853 unidades vendidas em novembro, a montadora de Munique registrou alta de 5,6% em relação a 2014.
Responsável por 161.953 unidades, a Mercedes-Benz foi quem mais avançou no período (+7,4%). A Audi, com o menor crescimento (+1%), fechou o mês com 147.750 unidades, desvantagem superior a vinte mil unidades em relação à líder.
No acumulado do ano, os dois últimos meses deram um bom fôlego à BMW: com 1.728.553 unidades, alta de 5,8% em relação aos onze primeiros meses do ano passado, a marca abriu uma vantagem de pouco mais de 35 mil unidades sobre a Mercedes (1.693.494).
A marca de Stuttgart, entretanto, foi quem mais cresceu nos últimos doze meses (+13,9%). Vale ressaltar que, neste mesmo período do ano passado, a vantagem da BMW sobre a adversária era de quase 150 mil unidades.
Já a Audi, vice-líder no ano passado, caminha para fechar o ano em terceiro. Com 1.644.900 unidades, a marca de Ingolstadt registrou a menor alta entre janeiro e novembro (+3,4%), boa parte resultado da retração de 1,1% na China (maior mercado para as três montadoras), e já está a quase 50 mil unidades da rival mais próxima.
No Brasil, considerando apenas os automóveis e SUVs, a Mercedes-Benz está liderando a disputa em 2015. Com 15.609 unidades, a vantagem em relação à Audi (15.243) é de apenas 366 unidades. A BMW vem em terceiro, com 14.212 unidades. (Carplace/Thiago Parísio)