Samsung vai disputar setor de peças para veículos autônomos

Bloomberg

 

A Samsung Electronics vai direcionar suas atenções ao mercado de peças para veículos autônomos e de tecnologias de lazer e informação em automóveis, dentro de seus esforços para elevar as vendas nesse segmento automotivo, no qual a rival sul­coreana LG Electronics é líder.

 

Maior fabricante mundial de chips e smartphones, a Samsung indicou o vice­presidente executivo Park Jong Hwan para encabeçar os esforços. Park vai coordenar a participação das afiliadas do grupo, como a fabricante de baterias Samsung SDI e a fornecedora de serviços de software Samsung SDS.

 

Fabricantes de produtos eletrônicos da Apple à Panasonic, LG e Samsung concorrem por negócios da indústria automotiva, que espera ainda nesta década colocar nas estradas veículos autônomos, que não precisam de motoristas e vão precisar estar cheios de sensores eletrônicos e monitores. Para a Samsung, a iniciativa também é uma forma de compensar a queda no crescimento das vendas de televisores e o impacto sofrido pelo seu principal negócio, de telefones celulares, com as rivais de custo menor da China e Índia.

 

“A Samsung simplesmente não pode deixar este imenso mercado inexplorado”, disse o analista Greg Roh, da HMC Investment Securities, em Seul. As peças eletrônicas para automóveis, como semicondutores avançados, sistemas de áudio e sensores, representaram cerca de 30% do mercado total de “carros inteligentes”, segundo ele.

 

A Samsung formou uma aliança com a divisão Audi da Volkswagen para fornecer chips de memória para os painéis dos automóveis da empresa, além de aplicativos de infotenimento e de assistência avançada ao motorista, disse a empresa, com sede na Coreia do Sul, em 23 de novembro.

 

O mercado mundial de semicondutores automotivos deverá crescer para US$ 32,7 bilhões em 2016, disse a Samsung, citando dados da Gartner.

 

A LG está fornecendo onze sistemas para o novo Bolt, o carro elétrico da General Motors, entre os quais o motor elétrico, o carregador e as baterias, informaram as empresas em outubro. As companhias concordaram em 2011 em projetar e criar veículos elétricos, acordo que se expandiu a partir de relacionamento pré­existente.

 

A LG, que concorre com a Samsung em aparelhos de TV e smartphones, divulgou receita de 478,6 bilhões de wons (US$ 406 milhões) da produção de componentes para veículos no trimestre encerrado em setembro. A Samsung não fornece resultados de sua divisão voltada para esses produtos. (Bloomberg/Jungah Lee)