Car and Driver Brasil
Se você acha que está totalmente protegido pelo fato do seu carro ter airbags, enganou-se profundamente. O funcionamento correto das bolsas de ar dependem de você e dos ocupantes. Veja as dicas do Centro de Experimentação e Segurança Viária do Brasil (Cesvi) e se proteja.
Cintos de segurança
O airbag não dispensa o uso do cinto, pelo contrário: é essencial para o funcionamento correto das bolsas. O equipamento evita que o contato do corpo com a bolsa de ar ocorra antes do ideal – enquanto ela está inflando -, o que pode acarretar ferimentos graves ou até fatalidades.
Posição correta
Você deve manter uma distância segura do local de onde o airbag sairá. O motorista tem de manter o tórax a pelo menos 25 cm longe do volante (a bolsa para o motorista infla 25 cm ou mais). No caso do passageiro, a distância para o painel deve ser superior a 40 cm.
Crianças
Jamais coloque uma criança em uma cadeirinha fixada no banco da frente. Além do transporte ser proibido no Brasil, no caso de acionamento do airbag pode provocar ferimentos ou até a morte do pequeno.
Objetos, mãos e pés
Nunca se deve manter objetos no veículo, nas mãos e na boca, no espaço entre o airbag e o motorista/passageiro. O carona não deve apoiar mãos ou pés no painel.
Airbag desativado
Pessoas que não conseguem ajustar o banco mantendo uma distância segura do volante, porque têm baixa estatura ou são mulheres no fim da gravidez, devem considerar a opção de desativar o airbag (veja a recomendação do fabricante no manual do proprietário). (Car and Driver Brasil)