Carplace
A busca cada vez maior por conforto do consumidor brasileiro na hora da compra tem feito as vendas de carros equipados com câmbio automático crescer de forma significativa nos últimos meses. Conforme relata o Índice Webmotors, baseado nas ofertas do maior site de classificados do segmento automotivo do país, o número de veículos em oferta ligados a este tipo de transmissão cresceu 30,4% em apenas um ano. Em outubro de 2014, por exemplo, havia 84.192 unidades no estoque, ao passo que no mesmo mês deste ano este número saltou para 109.850 exemplares.
Na comparação mensal este aumento novamente se repete, com alta de 3% na comparação entre setembro (106.601 unidades) e outubro. Por outro lado, as buscas por modelos equipados com caixa manual caíram 35,5% entre estes mesmos meses. Enquanto em setembro o total estava em 1.239.307, em outubro esse número caiu para 798.743. Apesar da baixa, a oferta de carros manuais ainda é significativamente maior que de automáticos. Para o futuro, a tendência é que estes números fiquem cada vez mais próximos.
“Atualmente, a transmissão automática é o grande diferencial de um veículo, assim como no passado foi o ar-condicionado e a direção hidráulica”, afirma Rafael Constantinou, gerente de marketing da WebMotors. (Carplace/Dyogo Fagundes)