Reuters
Os licenciamentos de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus novos no Brasil em novembro subiram ante outubro, apesar de um período menor de comercialização, mas seguiram mostrando forte retração sobre o mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela associação de distribuidores, Fenabrave.
A entidade afirmou que as vendas subiram 1,59% sobre outubro, mas recuaram 33,74% sobre novembro do ano passado, para 195,2 mil unidades. Com isso, no acumulado do ano até o mês passado, os licenciamentos são de 2,34 milhões de unidades, queda de 25,15% no comparativo anual.
Segundo o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, a alta nos emplacamentos em novembro não é significativa, uma vez que a retração se mantém no acumulado para todos os segmentos.
“Não identificamos uma tendência diferente da que já temos observado nos últimos meses”, disse Assumpção Júnior em comunicado à imprensa.
Isoladamente, as vendas de carros e comerciais leves em novembro, de 189,4 mil unidades, tiveram alta de 2,2% sobre outubro, recuando 32,3% sobre o mesmo período do ano passado. Já as vendas de caminhões somaram 4.735 unidades, queda de 18% na comparação mensal e de 61% na relação anual. Já os licenciamentos de ônibus novos subiram 2,57% no mês, mas caíram 57,8% sobre novembro de 2014.
No ranking de emplacamentos de automóveis e comerciais leves, a General Motors ficou na liderança em novembro, puxada pelo modelo compacto Onix. A montadora norte-americana registrou vendas de 30.669 unidades no mês passado.
A Fiat, do grupo FCA, ficou em segundo, com vendas de 30.135 veículos em novembro. Porém, se as vendas da Chrysler forem consideradas, o grupo ficou na liderança em novembro, com licenciamentos de 36,3 mil unidades.
A Volkswagen teve emplacamentos de 24.885 carros e comerciais leves e foi seguida pela Ford, que licenciou 19.182 veículos em novembro. A sul-coreana Hyundai ficou em quinto, com vendas de 16.583 unidades, segundo os dados da Fenabrave. (Reuters/Alberto Alerigi Jr.)