Nissan revela protótipo autônomo

Jornal do Carro

 

O primeiro modelo de série totalmente autônomo da Nissan está prometido para 2020. Uma das etapas desse processo de desenvolvimento vem à tona agora: trata-se do Leaf Piloted Drive 1.0 Concept, que começou a ser testado nesta semana no Centro de Tecnologia Avançada da montadora, ao sul de Tóquio.

 

Baseado na primeira geração do Leaf EV, hatch elétrico que a marca japonesa lançou em dezembro de 2010, o protótipo é equipado com um conjunto de sensores, câmeras e scanners que lhe permitem mudar de faixa de rolamento, entrar ou sair de uma rodovia e até mesmo ultrapassar outros carros, tudo sem qualquer tipo de assistência humana.

 

De acordo com a Nissan, as novas tecnologias que estão sendo desenvolvidas farão os ocupantes do veículo se sentirem “como se estivessem nas mãos de um motorista muito habilidoso”. Haverá, ainda, um modo manual que permitirá ao motorista assumir o controle, como em um carro convencional.

 

Na próxima semana, a marca anunciou que exibirá, no Salão de Tóquio, outro carro-conceito que ela define como sendo sua “visão do futuro da inteligência e eletrificação automotiva”, o que permite presumir que ele terá um motor elétrico e algum recurso de condução autônoma emprestado do Leaf Piloted Drive. (Jornal do Carro)