Poli-USP promove reunião para apresentar a nova edição do mestrado profissional em Engenharia Automotiva

Portal Poli-USP/CEA

 

O Centro de Engenharia Automotiva (CEA) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) realizará reunião para apresentar, aos engenheiros interessados, a nova edição do Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva, cujas inscrições estão abertas para a turma 2016. Trata-se do primeiro curso de pós-graduação stricto sensu da área no Brasil, que tem, agora, foco maior em pesquisa e desenvolvimento, e pode contribuir para as empresas atenderem às exigências do regime automotivo Inovar Auto.

 

A reunião de apresentação do curso será realizada em duas ocasiões diferentes, mas terá o mesmo conteúdo, ou seja, basta participar de apenas uma: no dia 29 de outubro, às 8h30, ou no dia 4 de novembro, às 13h30. O local é o prédio da Engenharia Mecânica da Poli-USP, 1º andar (Sala de Apresentação), na avenida Prof. Mello Moraes, 2231 – Cidade Universitária – São Paulo – SP.

 

A inscrição para a reunião é obrigatória, grátis e online. O interessado deve preencher o formulário disponível no link

 

http://www.automotiva-poliusp.org.br/pos-graduacao/mestrado/inscricoes-mestrado/ 

 

Mestrado Profissional 

 

A nova edição do Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Poli-USP tem maior foco em pesquisa e desenvolvimento e novas tecnologias em produtos, processos e gestão organizacional. O número de disciplinas foi reduzido, de 10 para seis, para aumentar a carga horária dedicada aos projetos.

 

“O Mestrado Profissional foi especialmente desenhado para se integrar em projetos de pesquisa e desenvolvimento das empresas do setor automotivo. A proposta é que o aluno, para a dissertação do Mestrado, realize pesquisa que resulte em solução para um desafio tecnológico ou problema real de sua empresa, contribuindo para o aumento de conhecimento e competitividade da organização”, diz o Prof. Dr. Ronaldo de Breyne Salvagni, coordenador do Mestrado. Ele destaca a importância do orientador para o desenvolvimento do projeto. “O orientador atua como um consultor qualificado e trabalha junto com o aluno para entender e resolver o problema”.

 

O objetivo do curso é capacitar profissionais para fomentar e liderar processos de desenvolvimento tecnológico e inovação dentro da empresa do setor automotivo. O foco são as atividades de pesquisa, com orientadores individuais – todos doutores do corpo docente da USP. As disciplinas são agrupadas em núcleos (Dinâmica do Veículo, Sistemas Veiculares, Projeto Integrado e Manufatura Automotiva) e as aulas são ministradas, geralmente em horário comercial, no campus da USP, no bairro do Butantã, na capital paulista. O aluno deve concluir o curso entre 18 e 24 meses.

 

O Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Poli-USP tem a aprovação e recomendação da Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação e Cultura). O diploma de mestre é emitido pela USP, com validade nacional. Os coordenadores do curso são o Prof. Dr. Ronaldo de Breyne Salvagni e o Prof. Dr. Marcelo Massarani, do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP. O curso é gratuito, mas concebido para fazer parte de um projeto de P&D da empresa em conjunto com a Poli-USP, nesses casos com maior flexibilidade em conteúdo e condições de operação. O regime não é de dedicação integral do aluno, mas espera-se que o seu trabalho de tese seja parte de suas atividades na empresa.

 

Processo seletivo 

 

O período de inscrições para o Mestrado Profissional vai até 23 de novembro de 2015, conforme edital publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo. O início do curso está previsto para fevereiro de 2016.

 

Para participar do processo seletivo, o candidato deve ser graduado em Engenharia, atuar no setor automotivo e apresentar proposta de projeto de pesquisa, patrocinado pela empresa onde trabalha. O projeto pode ser contemplado pelas regras do Inovar Auto, regime automotivo brasileiro que exige das empresas habilitadas o investimento em pesquisa e desenvolvimento tecnológico de produto e processo no Brasil, incluindo a pesquisa, a execução do projeto e a capacitação dos profissionais envolvidos.

 

A proposta de projeto de pesquisa deve apresentar, de forma concisa, o problema a ser tratado, o objetivo do trabalho, a metodologia a ser empregada, as etapas a serem realizadas e respectivo cronograma, e uma bibliografia básica pertinente.

 

O processo seletivo também inclui exame de proficiência na língua inglesa, análise do curriculum vitae, avaliação do histórico escolar de graduação e, eventualmente, realização de teste de conhecimento e entrevista, a critério da coordenação do curso.

 

Informações e inscrições para o curso na Secretaria de Engenharia Automotiva: (11) 3817-5488 – mpauto@usp.br

 

Empresas que já participaram 

 

Na primeira edição, de 2000 a 2010, o Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Poli-USP formou 194 mestres de montadoras, sistemistas e empresas de autopeças e de suporte, a saber: GM, Scania, Ford, Toyota, Volkswagen, DaimlerChrysler, Iveco, Land Rover, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Yamaha, Peugeot Citroën, Embraer, ArvinMeritor, Bosch, Mahle Metal Leve, MWM, Bridgestone Firestone, Visteon, Delphi, Dupont, Dura Automotiva Systems, Eaton, GE Plastics, Johnson Controls, Luk Embreagens, Petrobras FAG, Sabó, Sandvik, Schaeffer, Siemens, Valeo, entre outras.

 

A Escola Politécnica é a única instituição da América do Sul que oferece o ciclo completo de ensino superior com ênfase em engenharia automotiva, desde a graduação até o pós-doutorado. Para conhecer as diferenças entre os cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado Acadêmicos, Mestrado Profissional, Especialização e Atualização), desde a natureza/objetivos até requisitos de cada curso, consulte a tabela disponível no endereço http://www.automotiva-poliusp.org.br/pos-graduacao/

(Portal Poli-USP/CEA/Célia Domingues)