Fundação Volkswagen realiza oficina de desenvolvimento de jogos sobre mobilidade em Feira Tecnológica em São Paulo

Mecânica Online

 

A Fundação Volkswagen realizará uma oficina de desenvolvimento de jogos sobre mobilidade durante a FETEPS – Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de outubro, na Expo Barra Funda, zona oeste da capital paulista.

 

Gratuita, a “Oficina de Game Design: Mobilidade” será realizada pela Virgo Game Studios, parceira da Fundação Volkswagen no programa Jogo da Vida em Trânsito, nos dias 21 de outubro, das 14h30 às 18h30, e 22 de outubro, das 16h30 às 20h30. Serão disponibilizadas 20 vagas para cada uma das turmas, resultando em 40 vagas para estudantes, professores e o público em geral do evento.

 

Para participar da oficina, basta se inscrever no estande da Fundação Volkswagen que estará montado na feira. A oficina apresentará mecânicas, dinâmicas e formas simples e divertidas para criação de jogos com a temática mobilidade, revelando o universo dos games de forma lúdica, estimulando a criatividade e o uso de alternativas para facilitar os processos de aprendizagem e reflexão.

 

Costurando o Futuro

 

Outro projeto desenvolvido pela Fundação Volkswagen também será apresentado na Feira. O “Costurando o Futuro”, que visa o desenvolvimento de habilidades de corte e costura, além de visão de negócios será tema de uma palestra sobre empreendedorismo que será realizada no palco principal do evento, nos dias 22 de outubro, às 16h, e no dia 23 de outubro, às 11h30.

 

Desenvolvido em São Bernardo do Campo (SP) e São José dos Pinhais (PR) desde 2009, o projeto tem foco na transformação social de moradores do entorno da fábrica da Volkswagen do Brasil, por meio da geração de trabalho e renda na comunidade.

 

O programa também tem atuação ambiental, contribuindo para a eliminação do descarte de tecidos automotivos em aterros. Desde que foi iniciado, o projeto reutilizou 72 toneladas de tecido.

 

No projeto, os participantes transformam em peças, como bolsas e acessórios, tecidos automotivos não utilizados pela Volkswagen do Brasil.

 

Durante a primeira etapa do projeto, os integrantes participam de cursos gratuitos de corte e costura; na segunda, recebem noções de gestão de negócios e finanças, design, comunicação para ampliar possibilidades comerciais e empreendedorismo social para a estruturação de um negócio próprio. Já a terceira etapa é marcada pela formação de uma rede de costureiros, para estender o projeto para outras participantes.

 

Sobre a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza

 

A FETEPS – Feira Tecnológica do Centro Paula Souza é o espaço para a demonstração e socialização de projetos desenvolvidos por alunos das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), Fatecs (Faculdade de Tecnologia dos Estado de São Paulo), além de estudantes de instituições de outros Estados e países.

 

Em 2015, serão apresentados 203 trabalhos, sendo 141 das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e 50 das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs), 9 de outros países (Argentina, Chile, Peru, México e Polônia) e mais 3 de outros Estados (Amazonas e Bahia).

 

Sobre o “Jogo da Vida em Trânsito”

 

O Jogo da Vida em Trânsito (JVT) é um projeto voltado para escolas de ensino médio, que oferece uma abordagem lúdica para apoiar os alunos na aprendizagem e na prática da cidadania no trânsito, com ética, respeito e segurança. Lançado em dezembro de 2011, já beneficiou aproximadamente 17.000 alunos e 564 professores em 46 cidades dos Estados do Amapá, Piauí e São Paulo.

 

O projeto consiste na formação de educadores de escolas públicas e se propõe a fomentar programas educacionais nas escolas, a fim de contribuir com a formação de jovens protagonistas da cidadania e segurança no trânsito.

 

O projeto promove a reflexão entre adolescentes e jovens, desenvolvendo valores e senso crítico que estimulem sua participação ativa na redução dos acidentes e na melhoria da mobilidade viária.

 

Fundação Volkswagen já atendeu mais de 1,3 milhão de alunos no Brasil

 

A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 Estados. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 26.598 mil pessoas.

 

Em 2015, a Fundação Volkswagen ampliou para 18 o número de Estados brasileiros já atendidos em todo seu histórico de atuação. Além de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo, neste ano a Fundação Volkswagen chegou ao Mato Grosso, Sergipe, Amazonas, Maranhão e Mato Grosso do Sul.

 

Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.

 

Serviço

 

FETEPS

Local: Expo Barra Funda

Endereço: Rua Tagipuru, 1001

Data: 21 e 22 de outubro de 2015, das 10h às 21h e 23 de outubro, das 10h às 13h

Entrada gratuita

Participação da Fundação Volkswagen na FETEPS

“Oficina de Game Design: Mobilidade”

Data: 21 de outubro, das 14h30 às 18h30, e 22 de outubro, das 16h30 às 20h30.

Inscrições no estande da Fundação Volkswagen

Palestra sobre Empreendedorismo: Costurando o Futuro

Data: 22 de outubro, às 16h, e no dia 23 de outubro, às 11h30.

Local: Palco principal

(Mecânica Online)