Distribuidores de aço plano do Brasil têm nova queda de vendas em setembro

Reuters

 

As vendas de aços planos por distribuidores do Brasil em setembro caíram 2,9 por cento sobre agosto e 31,8 por cento sobre o mesmo mês do ano passado, a 247,1 mil toneladas, informou a associação que representa o setor, Inda.

 

Com isso, no acumulado do ano, o setor amarga recuo de 22,4 por cento nas vendas, a 3,302 milhões de toneladas.

 

Os estoques tiveram queda de 1,8 por cento sobre agosto, a 964,7 mil toneladas, equivalente a 3,9 meses de vendas, praticamente estável sobre o mês anterior e nível que deve ser mantido este mês e também em novembro, segundo o Inda.

 

A entidade manteve previsão oficial de queda de 22 por cento nas vendas este ano, mas a estimativa poderá ser revisada para baixo após números de outubro. O presidente da entidade, Carlos Loureiro, afirmou que a queda das vendas neste ano poderá chegar a 25 por cento e que em dezembro as vendas poderão ficar abaixo de 200 mil toneladas.

 

Na véspera, a associação que representa os produtores de aço, IABr, informou que a produção brasileira de aço bruto em setembro caiu 13 por cento sobre o mesmo mês do ano passado e 11 por cento sobre agosto.

 

Apesar da queda de produção e vendas menores, as siderúrgicas aumentaram preços ao setor entre o final de setembro e este mês, apoiadas na desvalorização real contra o dólar, disse Loureiro.

 

Segundo ele, as usinas implementaram recentemente um reajuste médio da ordem de 5 a 8 por cento nos preços do aço. (Reuters/Aluísio Alves)