Vendas de carros voltam a crescer na China

Auto Estrada

 

A venda de veículos leves na China atingiu 1,75 milhão de unidades em setembro, registrando um aumento de 3,3% em relação ao mesmo mês do ano passado. O resultado foi impulsionado pela forte procura por utilitários esportivos e encerrou um período de três meses de queda nas vendas.

 

No mês de setembro, as vendas de SUVs no país aumentaram quase 59% o em relação ao ano passado, chegando a 566.500 veículos.

 

Apesar do resultado total positivo, as vendas de outros tipos de carros na China continuaram a cair fortemente. A procura por sedãs, por exemplo, teve uma queda de aproximadamente 11%, enquanto os veículos multiuso (MPVs) tiveram 4,1% menos emplacamentos. A maior queda percentual foi nas vendas das microvans, 31%.

 

Apesar das quedas nesses segmentos, a soma das vendas nos primeiros nove meses de 2015 aumentou 2,8% em relação ao mesmo período de 2014, atingindo 14,5 milhões de carros. A expectativa para o restante do ano é positiva, com base na redução pela metade do imposto cobrado nas vendas de carros com motores 1,6 litro ou menores, decretada pelo governo chinês.

 

A redução no imposto entrou em vigor no dia 1º de outubro e deve vigorar até o final do ano que vem. Ela faz parte de um pacote de medidas que proíbe os governos locais de limitarem as vendas de veículos elétricos e incentiva o desenvolvimento de baterias, modelos híbridos plug-in e carros puramente elétricos. (Auto Estrada/Jorge Meditsch)