Instituto Renault lança programa voltado à segurança no trânsito

Carsale

 

O Instituto Renault, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) e a concessionária Renault Armando, lançou na última semana um programa de educação para segurança no trânsito, batizado de O Trânsito e Eu.

 

Desenvolvido e coordenado pelo Instituto Renault, o programa, que tem apoio da Ecovias, é voltado ao público infantil e deverá atender inicialmente cerca de 7.000 crianças de 41 escolas públicas da cidade do ABC.

 

Para ampliar a cobertura do programa na região, foi fundamental o apoio da Ecovias que já mantinha o projeto “De bem com a via”, uma minicidade instalada em sua sede na rodovia Imigrantes, que também recebe crianças de outras sete cidades do ABCD e Baixada Paulista.

 

O Programa O Trânsito e Eu é uma iniciativa do grupo Renault e, em seus 15 anos de atividades, já alcançou 35 países, onde foram distribuídos cerca de 730 mil kits educativos que beneficiaram aproximadamente 13 milhões de pessoas. É o maior programa de sensibilização para a segurança no trânsito de uma fabricante.

 

Com o objetivo de formar cidadãos conscientes para um trânsito mais humano e seguro, o programa é baseado em atividades em sala de aula e também em ensinamentos práticos.

 

As atividades na escola são desenvolvidas com base nos kits educativos ilustrados, produzidos pelo Instituto Renault, que começam a ser distribuídos aos alunos nesta quarta-feira (14). Os materiais foram elaborados por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas.

 

Para capacitar os professores na aplicação dos kits em sala de aula, o programa mantém uma parceria com a PUC-PR. Por meio dela, no dia 19 deste mês 120 educadores da rede municipal de São Bernardo receberão formação. Nas atividades práticas, o projeto ganha vida ao incorporar a minicidade instalada nas dependências da Ecovias, que contará com seis minicarros 100% elétricos cedidos pela Renault.

 

Nesse espaço, composto por ruas, semáforos, placas de sinalização, faixas de pedestre e ciclovias, as crianças vivenciam de forma lúdica situações de mobilidade coletiva e individual, o que inclui conduzir carrinhos elétricos com um colega de carona, exercitar a intermodalidade, fazendo parte dos percursos de bicicleta e a pé, convivendo e respeitando as diferenças com idosos e deficientes físicos e visuais.

 

O programa O Trânsito e Eu é voltado às crianças de 7 a 11 anos e já está presente em cidades como Curitiba, São José dos Pinhais e Quatro Barras, no Paraná, e em Pelotas (RS).

 

Nessas cidades o projeto já conta com mais de 240 escolas e beneficia cerca de 40 mil alunos. O programa O Trânsito e Eu se desenvolve também através de apresentações itinerantes em parques, shoppings e eventos, como os realizados nas cidades de Maringá (PR) e São José dos Campos (SP), e também Casa Cor, em São Paulo. (Carsale)