Carplace
Já à venda na Ásia, na Oceania e anunciada também na Europa, a nova geração da picape Hilux finalmente ganha data de lançamento para o Brasil. Conforme programado pela Toyota, a oitava encarnação da camionete best-seller estreará no mercado nacional na primeira semana de novembro, mais precisamente entre os dias 4 e 6. Como acontece hoje, a produção será concentrada na Argentina e as apostas da marca recairão sobre pontos como tecnologia e segurança.
Alinhada aos mais recentes lançamentos da Toyota, a nova Hilux 2016 está mais longa e larga, porém ligeiramente mais baixa que o modelo antigo. Ao todo são 5,34 metros de comprimento (cerca de 8 cm a mais), 1,86 m de largura (2 cm extras) e 1,82 m de altura (redução de 4 cm). A distância entre os eixos foi mantida em 3,09 metros, mas atenção especial foi dada aos ocupantes do banco traseiro: há 1,9 cm a mais de espaço para os ombros, 0,8 cm para a cabeça e 3,5 cm para os joelhos.
Entre outros avanços, a Toyota destaca que a capacidade de reboque foi ampliada para 3.500 kg, ao passo que o limite de carga agora é de 1.240 kg. Com ajustes significativos no conjunto de suspensão, a picape promete dirigibilidade digna de carro de passeio. Na dianteira há braços duplos e barra estabilizadora reforçada, enquanto na traseira foi otimizado o sistema de amortecedores e os feixes de molas, agora mais longos.
Na Ásia a picape estreou os novos motores 2.4 (150 cv e 40,8 kgfm de torque) e 2.8 turbodiesel (177 cv e 45,8 kgfm) da família GD, sendo ambos fortemente cotados para equipar a versão sul-americana. Há ainda dois propulsores a gasolina (2.7 de 155 cv e 24,5 kgfm, e V6 4.0 de 234 cv e 38,3 kgfm), porém apenas o primeiro, em configuração bicombustível, será oferecido por aqui. O câmbio pode ser manual (cinco ou seis marchas) ou automático de seis velocidades. (Carplace/Dyogo Fagundes)