Fiat Tipo está de volta

Jornal do Carro

 

A Fiat anunciou ontem, que seu novo sedã compacto global, originalmente classificado como Projeto Aegea, será chamado de Tipo no mercado europeu. O modelo ainda dará origem a uma família inteira, com direito a versões hatch e perua.

 

Revelado em maio passado durante o Salão do Automóvel de Istambul, na Turquia, o sedã começa a ser comercializado na Itália em dezembro. Uma curiosidade é que na Turquia a Fiat decidiu chamar o três-volumes, com 4,54 metros de comprimento e 2,64 m de entre-eixos, de Egea.

 

Segundo a montadora italiana, o novo Tipo terá quatro opções de motorização: a 1.4 MultiAir de 95 cv e a 1.6 E.torQ com 110 cv, ambos a gasolina, e a Multijet II 1.3 de 95 cv e a 1.6 com 120 cv, que rodam com diesel. A transmissão pode ser manual ou automática. A intenção da marca é emplacar o sedã em mais de 40 países.

 

História

 

O novo sedã compacto da Fiat tem o mesmo nome de um extinto hatch da fabricante. Lançado em 1988, o modelo chegou ao Brasil em 1993, e foi comercializado até o ano de 1997. No período, 180.213 unidades do Tipo foram vendidas. (Jornal do Carro)