Auto Estrada
A tecnologia de propulsão elétrica e híbrida é o caminho para veículos mais eficientes e limpos, mas no Brasil ainda não existe uma política nacional de incentivo à compra desses carros, cujo preço ainda é bastante elevado, sempre acima da faixa dos R$ 100 mil. Mas esse cenário pouco a pouco vai mudando: a cidade de São Paulo, por exemplo, já concede desconto no IPVA e isenção de rodízio para automóveis dessa categoria.
Atualmente, o carro mais vendido desse tipo é o Ford Fusion Hybrid, que soma em 2015 cerca de 400 unidades vendidas, a maioria para empresas e executivos. Com preço sugerido de R$ 144,6 mil, é a configuração mais cara do sedã grande da marca norte-americana, importada do México e que combina um motor elétrico e outro a gasolina que entregam uma potência combinada de 143 cv e torque máximo de 17,8 kgfm.
Esse Fusion é um híbrido cujas baterias não precisam ser recarregadas na tomada – a energia elétrica é recuperada na frenagem e com o próprio funcionamento do motor a combustão. Essa tecnologia permite um consumo de combustível bastante baixo para um carro do porte do Fusion, com média de 16,6 km/l de gasolina na cidade e de 15,1 km/l na estrada, sem contar as emissões até 60% menores que os limites estabelecidos pela lei.
Além do apelo ecológico e sustentável, o Fusion híbrido justifica o preço elevado com uma lista bastante extensa de itens de série, tais como oito airbags, bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecimento e ventilação, alerta de colisão e tráfego cruzado, piloto automático adaptativo, câmera de ré, alerta de pontos cegos, sistema de estacionamento automático e teto solar. (Auto Estrada/Alessandro Reis)