Google leva veterano da Hyundai para chefiar projeto de carro autoguiado

Folha de S. Paulo/Financial Times

 

O Google contratou John Krafcik, veterano da indústria automobilística que chefiava a divisão norte­americana da Hyundai, para comandar seu projeto de carros autoguiados, no momento em que o grupo do Vale do Silício sinaliza sua intenção de transformar esse conceito em um negócio significativo.

 

Krafcik é o antigo presidente­executivo da Hyundai Motors America e presidente do Truecar, um site de tabelas de preços de veículos, Chris Urmson, que vinha comandando a divisão de veículos autoguiados desde 2009, continuará a supervisionar as operações no posto de vice­presidente técnico.

 

Analistas dizem que a indicação de Krafcik é mais um passo para que o projeto seja transformado em uma companhia oficial dentro da Alphabet, a nova estrutura corporativa do Google, e representa nova indicação da seriedade com que a empresa encara o novo empreendimento.

 

O Google não planeja fabricar os carros sozinha, e já realizou conversações com montadoras de automóveis sobre possíveis colaborações. A companhia trabalha com a Roush, uma fornecedora de componentes da área de Detroit, que a ajuda a montar os protótipos, conhecidos como “pods”. Assim, o Google afirma que as montadoras tradicionais de automóveis nada têm a temer de sua incursão ao setor automobilístico.

 

Mas as montadoras relutam em se verem relegadas ao papel de fabricantes terceirizados para a companhia do Vale do Silício, que produziria o grosso do valor do veículo ­ o sistema operacional ­ e poderia tirar vantagem dos serviços de mídia transmitidos ao veículo.

 

Companhias como a Toyota e a Audi estão desenvolvendo tecnologia própria para veículos autoguiados, e o Uber, que criou um app para serviços de carros muito bem sucedido, está investindo milhões de dólares em pesquisas de carros autoguiados realizadas pela Universidade Carnegie Mellon.

 

“Trata­se de uma grande oportunidade, ajudar a desenvolver o enorme potencial dos carros autoguiados”, disse Krafcik. “Essa tecnologia pode salvar milhares de vidas, dar a milhões de pessoas mais mobilidade e nos libertar de muitas coisas que consideramos frustrantes quanto a dirigir hoje em dia”.

 

O projeto dos carros autoguiados faz parte do laboratório experimental Google X, que está trabalhando em tecnologia futurista como a robótica e a inteligência artificial. Outro projeto do laboratório é o Loon, que pretende usar balões de ar quente para oferecer acesso à Internet em regiões remotas do planeta.

 

Os carros autoguiados do Google estão percorrendo 16 mil quilômetros por semana na sede da empresa em Mountain View, Califórnia, e em uma instalação de teste em Austin, Texas. A companhia diz que está se preparando para estender os programas piloto de seus protótipos no futuro próximo.

 

Krafcik iniciou sua carreira na indústria automobilística em 1984 depois de obter um diploma em engenharia mecânica da Universidade Stanford. Ele se tornou um dos primeiros engenheiros contratado pela Nummi, uma joint venture de automóveis operada pela Toyota e General Motors, conhecida por levar à indústria automobilística dos Estados Unidos as práticas eficientes das linhas de montagem japonesas. Ele posteriormente ocupou posições de lideranças na Ford e Hyundai, antes de se transferir para a TrueCar em 2014. (Folha de S. Paulo/Financial Times/Tradução de Paulo Migliacci)