Anfavea piora estimativa de vendas em 2015 para queda de até 24%

Reuters

 

O presidente da Anfavea (associação das montadoras), Luiz Moan, aumentou mais uma vez a previsão de queda nas vendas de carros novos para este ano, desta vez para patamar “entre 23% e 24%” em relação a 2014.

 

A informação foi dada a jornalistas durante um fórum que envolve diversas entidades do setor. Antes, a estimativa de recuo estava em 20,6%

 

Segundo o executivo, os novos índices indicam que a melhora do mercado só deve começar no final de 2016. “Estamos fazendo a revisão das previsões neste momento. Dados de setembro estão mostrando queda (de vendas) sobre agosto”, disse Moan.

 

O diretor evitou comentar sobre o nível de produção, mas no início do mês tinha afirmado que a expectativa da entidade era de queda em setembro ante agosto, seguida por outro recuo em outubro.

 

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, a recessão já chega a 20,4%. Diferentemente de anos anteriores, em que as vendas aceleraram no segundo semestre, em 2015 o fenômeno que se vê é de queda contínua, incluindo a média diária de vendas.

 

Segundo dados da agência parceira Auto Informe, a primeira quinzena de setembro registrou menos de 9 mil unidades emplacadas a cada dia útil. (Reuters/Alberto Alerigi Jr.)