Renave promete menos burocracia na compra e venda de seminovos

Frota & Cia

 

No início do mês de setembro foi anunciado que entrará em funcionamento em 2016 o Registro Nacional de Veículos em Estoque, o Renave. Ele vai fazer com que a compra e a venda dos veículos seminovos no mercado brasileiro tenha menos burocracia. O anúncio foi feito por Gilberto Kassab, que é ministro das Cidades, e Afif Domingo, Ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa.

 

Com menos processos burocráticos, o Renave vai extinguir o livro físico de registro, o qual dará lugar a um módulo eletrônico.

 

“Isso vai possibilitar que as entradas e as saídas de veículos usados de lojas e também de concessionárias aconteçam de maneira mais rápida. Isso será feito diretamente no órgão de trânsito que fica responsabilizado pelo licenciamento do carro de estoque”, aponta Bruno Yassuda, do site seminovoscarros.com.br que oferece notícias diárias do mercado de carros usados e seminovos.

 

Outra novidade fica para aqueles que dão o seu carro como parte do pagamento da compra. Com o Renave, quando é efetivado o registro eletrônico do modelo que foi cedido pelo consumidor, a revenda conseguirá comprovar a transferência de propriedade.

 

A criação do novo registro deve fazer com que concessionárias e lojas de veículos consigam ter, aproximadamente, uma economia de quase mil reais em cada veículo que for vendido. Isso compreende mais de 6 bilhões de reais, quando se leva em conta o mercado automotivo brasileiro. “Isso vai possibilitar que o valor que é economizado pelos estabelecimentos, possa ser revertido em carros usados mais baratos para os consumidores”, explica Bruno Yassuda. (Frota & Cia)