Empresa planeja carro elétrico solar

Jornal do Carro

 

Uma startup australiana chamada EVX está desenvolvendo um carro elétrico cujas baterias são recarregadas por meio de painéis solares.

 

O cupê, convenientemente batizado de Immortus (imortal), tem placas de captação solar no capô, teto e tampa traseira.

 

Tudo ainda não passa de um projeto, tanto que a imagem do veículo é apenas um desenho. De acordo com a empresa, na teoria, os painéis são capazes de gerar eletricidade suficiente para manter as baterias carregadas, desde que o veículo mantenha velocidade de cerca de 60 km/h.

 

Obviamente, para justificar seu nome e não “morrer”, isso só é possível se o Sol colaborar. Não serve para o norte da Europa durante o inverno, e também não se aplica à noite.

 

Com o Sol fazendo a parte dele, a empresa garante que os dois motores (instalados diretamente nas rodas) serão capazes de levar o cupê de 0 a 100 km/h em “menos de 7 segundos”, e também diz que o Immortus poderé chegar a 150 km/h de máxima.

 

Para carregar as baterias, bastam dias ensolarados, esteja o carro andando ou estacionado. Por causa disso, claro que o motorista deve procurar as vagas descobertas em estacionamentos.

 

O modelo tem perfil aerodinâmico e peso de cerca de 600 quilos, graças ao chassi de fibra de carbono.

 

Por enquanto, todas essas informações são teóricas, já que um protótipo que funcione ainda não foi produzido. Um modelo em escala 1:1 deverá ser mostrado em novembro, no Sema Show, exposição de veículos especiais realizada em Las Vegas, EUA.

 

A empresa diz que o modelo real deverá estar pronto no fim do ano que vem. Isso, se a startup conseguir o dinheiro que diz precisar para tornar viável o projeto. Para concluir o desenvolvimento, a empresa busca a obtenção de US$ 1,5 milhão. (Jornal do Carro)