Iveco Bus ganha força no mercado de passageiros com chassi 170S28

Frota & Cia

 

Um ano depois do lançamento do chassi 170S28 na Fetransrio 2014, que marcou a entrada oficial da montadora no mercado brasileiro de ônibus, a Iveco Bus comemora a marca de 895 unidades comercializadas do produto no período. Além do 170S28, a montadora italiana também oferece o City Class, que utiliza a plataforma do Daily 70C17 e o Daily Minibus, nas versões 45S17 e o 50C17, voltado para os mercados escolar, de fretamento, turismo e transporte urbano de passageiros.

 

Em um mercado altamente disputado e dominado pela Mercedes-Benz e a Volksbus, sem contar a Volvo, Scania e Agrale, a conquista é um grande feito, segundo Humberto Spinetti, Diretor de Negócios de Ônibus da Iveco Bus para a América Latina. O executivo credita o resultado à qualidade e o bom desempenho dos produtos da marca em aspectos fundamentais para o transportador, em especial o consumo de combustível. “Os modelos Daily Minibus e Iveco CityClass já contavam com grande aceitação do mercado. O chassi 170S28 entrou para completar essa gama de soluções. Por ser confiável e mais econômico que seus principais concorrentes diretos, o chassi tem sido fundamental para o nosso crescimento”, afirma.

 

Desenvolvido e fabricado no complexo industrial da Iveco em Sete Lagoas (MG), o 170S28 tornou-se um trunfo da fabricante para atender o segmento de 17 toneladas, o maior no país. Disponível em duas versões, urbano e fretamento, o veículo tem seu ponto forte no baixo custo operacional. Conforto e alta tecnologia completam o pacote de sucesso. Atualmente o chassi já roda em empresas do Espirito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Amapá, Rondônia, Santa Catarina, Bahia e São Paulo.

 

De acordo com Daniel Moreira, coordenador de Pós-Venda – Ônibus da empresa, a boa aceitação do 170S28 é resultado da adoção do conceito de downspeeding aplicado no motor N67, da FPT Industrial. Com seis cilindros em linha, o propulsor de 6,7 litros, com sistema SCR, é capaz de gerar potência máxima de 280 cv, a maior do segmento, associado a um torque de 950 Nm, já disponíveis na faixa de 1.250 a 1.950 rpm. “Graças às melhorias introduzidas, o engenho consegue operar a baixas rotações com torque elevado, possibilitando uma maior eficiência e a redução do consumo de combustível”.

 

“Na Europa, a Iveco Bus já detém uma parcela importante do mercado de ônibus, com uma proporção de um veículo para cada cinco rodando. Acreditamos que o primeiro ano em operação no Brasil indica que, investindo no melhoramento contínuo dos produtos e no incremento do nosso portfólio, vamos repetir esse sucesso no país”, completa Humberto Spinetti. (Frota & Cia)