Clone do Volkswagen Tiguan estreia no mercado chinês

Carsale

 

O mercado chinês realmente adora se inspirar em modelos consagrados. Desta vez, a fabricante Zotye lançou o Damai X5, um SUV com aparência bem similar ao Volkswagen Tiguan. Os preços para o modelo partem de 80 mil yuans e vão até 100 mil yuans, ou R$ 47 mil e R$ 59 mil respectivamente em conversões simples.

 

A inspiração no SUV da marca alemã é tão clara que no evento de apresentação do modelo a fabricante chinesa utilizou um slide com o texto: “O Damai X5 usa o Volkswagen Tiguan como marca”. Obviamente os diretores da empresa não confirmam a cópia, afirmam apenas que ao usar “marca” se referiram a qualidade, não o projeto.

 

Além disso, o modelo trouxe certa confusão para o mercado local. A fabricante Zotye anunciou que Damai se tornará uma marca independente. Ainda assim, a empresa continua vendendo um SUV batizado de T600 que também se assemelha com o Tiguan, porém é maior que o novo irmão.

 

O novo clone chinês conta com um bloco 1.5 turbo capaz de produzir 150 cv de potência e 20 kgfm de torque, o câmbio é manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT. No interior, de acordo com a imprensa local, encontra-se materiais de boa qualidade. Os bancos são revestidos de couro e contam com costuras vermelhas, a cabine é toda preta e conta com uma generosa tela sensível ao toque na central multimídia. (Carsale)