Chefe financeiro da Volkswagen se tornará presidente do conselho

Reuters

 

O chefe financeiro da Volkswagen, Hans Dieter Poetsch, deve se tornar o próximo presidente do Conselho de Administração da empresa, colocando a maior montadora da Europa a caminho de águas mais calmas após facções rivais, incluindo o patriarca Ferdinand Piech, terem se unido para apoiá-lo.

 

A empresa tem buscado um sucessor permanente para Piech, que deixou o posto em abril após conflitos com o presidente-executivo, Martin Winterkorn, sobre estratégia, mas ainda detém influência por meio da holding de sua família.

 

Um dia após propor estender o contrato do presidente-executivo em dois anos até o fim de 2018, os comitês executivos e de nomeação do Conselho Supervisor da empresa propuseram eleger Poetsch, de 64 anos, como presidente do Conselho.

 

A Porsche Automobil Holding, que tem 51 por cento da Volkswagen, disse que Poetsch tem o apoio inequívoco do Conselho Supervisor – que inclui Piech. Winterkorn também apoiou a iniciativa de promover Poetsch, disse uma fonte familiarizada com a visão da empresa.

 

“Isso é uma boa notícia”, disse Arndt Ellinghorst, da empresa de análise Evercore ISI, citando a compreensão clara de Poetsch dos problemas financeiros da VW. “Poetsch tem advogado por um crescente foco em consolidar o negócio da VW após uma era de fusões e aquisições”. (Reuters/Andreas Cremer)