Acordo automotivo com a Colômbia perto de ser fechado

O Estado de S. Paulo

 

O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, afirmou ontem, em conversa com jornalistas na capital gaúcha, que o acordo automotivo do Brasil com a Colômbia deve ser fechado na semana que vem, em reunião com representantes dos dois países a ser realizada em Brasília.

 

Moan não confirmou a cota para a qual a alíquota de importação será zerada para os dois lados. Disse apenas que hoje o Brasil vende cerca de 8 mil unidades de veículos para o país vizinho e que a expectativa é de que este número suba para 12 mil ao ano, inicialmente. O acordo vem sendo costurado há meses pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior brasileiro, Armando Monteiro, e pela ministra do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, Cecilia Álvarez.

 

Moan também elogiou a atuação de Monteiro na renovação do acordo automotivo com o Uruguai, anunciada esta semana, que vai intensificar a comercialização de veículos.

 

Antes do acordo, o Brasil poderia vender ao Uruguai, sem pagar imposto de importação, uma cota de 8,5 mil unidades entre junho de 2015 e julho de 2016. Com o novo acordo, a cota anterior passa a valer só para o segundo semestre, o que, na prática, vai aumentar o fluxo de vendas. Para Moan, alcançar a cota semestral será desafiador, mas possível. (O Estado de S. Paulo)