Nissan Note flagrado no Brasil é na verdade uma “mula” do jipinho Kicks

Carplace

 

A Nissan jura de pés juntos que o monovolume Note não será vendido no Brasil, no lugar da Livina que deixou de ser produzida em São José dos Pinhais (PR) recentemente. Acontece que nesta semana nossos parceiros do FlatOut! publicaram imagens do modelo em testes no sul do país, teoricamente contrariando as informações oficiais da Nissan.

 

Fomos então investigar a história e descobrimos que o Note é, na verdade, uma “mula” de testes do jipinho Kicks, SUV compacto derivado da dupla March/Versa que a Nissan vai lançar por aqui em 2016, com estreia mundial no Brasil. “Não faz sentido nenhum investir no segmento de minivans quando o mercado todo quer um SUV”, explica uma fonte ligada à marca japonesa. Exibido no último Salão de São Paulo, o Kicks será o representante da Nissan no concorrido segmento de Honda HR-V, Ford EcoSport, Jeep Renegade, Renault Duster e Peugeot 2008, entre outros.

 

OK, mas o que o Note tem a ver com isso? Bem, ele usa a mesma plataforma V do March/Versa, mas com o porte mais semelhante ao do Kicks. Repare nas fotos do Note flagrado que as caixas de roda são alargadas e a altura livre do solo é bem maior que o do modelo original. O modelo provavelmente estava em testes de suspensão e calibração do motor 1.6 16V Flex, o mesmo do March, que será a única opção oferecida pelo Kicks brasileiro ao menos no começo das vendas.

 

Pelo que conversamos com o vice-presidente de design da Nissan, Shiro Nakamura, o Kicks será compacto e leve, e não precisará mais do que um motor 1.6 para ter bom desempenho (ele mede 4,3 metros de comprimento, 1,8 m de largura, 1,6 m de altura – incluindo rack de teto – e tem 2,62 m de entre-eixos). “Lembre-se que a Nissan é uma marca de custo-benefício, o Kicks não terá posicionamento premium”, disse Nakamura em entrevista ao CARPLACE.

 

Embora ainda faça mistério, a Nissan tem como meta lançar o Kicks durante as Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro, evento do qual a marca é uma das principais patrocinadoras. (Carplace/Daniel Messeder)