BYD vai fazer elétrico com padrões para São Paulo nos EUA

Ponto de Ônibus

 

Quem circula pelas ruas de São Paulo já deve ter cruzado com ele. Trata-se de um ônibus articulado, em tonalidade dourada, com um design diferente dos veículos de transporte coletivo que prestam serviços na Capital Paulista.

 

O veículo é de fabricação chinesa, da BYD Build Your Dream, e está sendo testado neste mês na cidade.

 

Movido a energia elétrica, dependendo somente de baterias, o modelo K 11 não emite poluentes e gera pouco ruído. De acordo com a fabricante, a autonomia das baterias é de 260 quilômetros com a carga completa e o veículo, de 18,9 metros de comprimento, pode transportar 120 passageiros, como qualquer outro ônibus articulado.

 

O ônibus deve inicialmente ser testado sem passageiros. Todo o desempenho será monitorado por uma empresa de auditoria independente credenciada pela SPTrans – São Paulo Transporte.

 

Com a cobrança da sociedade para as reduções da poluição e com a necessidade de a capital ampliar a frota de ônibus menos poluentes, determinada pela lei 14.933, de 2009, conhecida como Lei de Mudanças Climáticas, a BYD vê na cidade de São Paulo um mercado em crescimento e não quer perder tempo.

 

A chinesa anunciou que um modelo articulado com os padrões exigidos pela SPTrans já está sendo produzido na unidade dos Estados Unidos:

 

“A BYD USA já está produzindo um segundo ônibus elétrico articulado, que cumpre todas as especificações técnicas do DENATRAN e da SPTRANS, em sua fábrica em Lancaster, na Califórnia. Esse novo ônibus virá ao Brasil para uma segunda etapa dos testes com a SPTRANS com passageiros normais em linhas comerciais. Técnicos da SPTRANS devem visitar o veículo na Califórnia ainda em setembro de 2015 para vistoriar a nova versão do K11 especialmente desenvolvida para mercado brasileiro. A segunda etapa dos testes deve se dar início em meados de novembro de 2015 em São Paulo.” – informa a fabricante em nota.

 

A BYD deve inaugurar uma planta em Campinas no mês de setembro para “produzir chassis de ônibus urbanos padron (12m e 12,5m) e futuramente, outros modelos de chassis de ônibus urbanos e rodoviários.”

 

Na nota, a empresa diz que até 2017 deve investir US$ 400 milhões no Brasil

 

Com investimento previsto de US$ 400 milhões em três novas fábricas no Brasil entre 2014-2017, a BYD entra com força no mercado Brasileiro. A primeira unidade industrial em Campinas, São Paulo, tem previsão de abertura em Outubro de 2015 e deve abrigar o centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e protótipos, fabricação de chassis de ônibus elétricos urbanos e articulados, bem como montar baterias recarregáveis e painéis solares fotovoltaicos. A segunda e terceira unidades serão iniciadas entre 2016 e 2017 para fabricação local de todos os modelos de chassis de ônibus elétricos, bem como uma unidade para as células de baterias recarregáveis. Outros produtos e equipamentos movidos a energia limpa também devem ser adicionados ao portfólio de fabricação local no futuro próximo como sistemas de armazenamento de energia e empilhadeiras elétricas.

 

Além da chinesa BYD, a fabricante brasileira de tecnologia para ônibus limpos, Eletra, deve trazer novidades como o ônibus elétrico dual, que em um único veículo reúne as tecnologias do trólebus e dos ônibus a bateria.

 

“O ônibus elétrico híbrido série, sistema desenvolvido pela Eletra, tem tração apenas pelo motor elétrico e a energia para este motor vem de um grupo motor-gerador e um banco de baterias, onde o gerenciamento faz o balanço energético, utilizando estas duas fontes simultaneamente. No híbrido DUAL é possível desligar o grupo motor-gerador e operar o veículo, com desempenho normal, apenas com as baterias. A Eletra, empresa 100% brasileira, prepara o lançamento de novos ônibus em plataforma dual, os primeiros produzidos no país. Os veículos sairão da companhia nas opções híbrido/trólebus ou híbrido/elétrico puro. A partir de um simples acionamento de uma chave no painel de controle, o condutor poderá definir a configuração do veículo.”

 

A empresa também produz trólebus com marcha autônoma, sistema que permite o veículo andar por alguns quilômetros sem a necessidade de estar ligado aos fios da rede aérea, e ônibus elétricos híbridos. (Ponto de Ônibus/Adamo Bazani)