Superávit comercial do Brasil deve chegar a até US$ 12 bilhões em 2015, diz ministro

Reuters

 

O superávit da balança comercial brasileira este ano deve chegar a até 12 bilhões de dólares, afirmou nesta terça-feira o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.

 

“As projeções do começo do ano eram de 8 bilhões a 10 bilhões de dólares. Agora, já é possível fazer uma projeção com uma margem segura de que vamos passar de 10 bilhões, e podendo chegar a 12 bilhões”, disse Monteiro a jornalistas durante evento no Rio de Janeiro.

 

Em meados de julho, o ministro havia afirmado em entrevista à Reuters que o superávit deveria ficar entre 8 bilhões e 10 bilhões de dólares em 2015, acima da faixa de 5 bilhões a 8 bilhões estimada anteriormente pelo governo federal.

 

Segundo o ministro, a expectativa atual de saldo positivo de até 12 bilhões de dólares decorre de forte queda nas importações que está fomentando o movimento de substituição de compras externas pelo país.

 

“Com as desvalorização do real, as importações ficaram mais caras e abriram um espaço adicional para a indústria e a produção doméstica, sobretudo num ano marcado por retração doméstica”, afirmou Monteiro.

 

Ele afirmou, porém, que a desvalorização da moeda chinesa, iuan, pode afetar exportações de produtos manufaturados brasileiros, enquanto a competitividade do Brasil em commodities segue “indiscutível”.

 

Mais cedo, o banco central chinês fixou a taxa oficial quase 2% abaixo do nível anterior, a 6,2298 iuanes por dólar – patamar mais baixo em quase três anos, após uma leva de dados econômicos fracos. (Reuters/Rodrigo Viga Gaier)