Pneus: saiba identificar quando estão gastos e como aumentar a vida útil

Carplace

 

Responsáveis pelo contato com o solo, os pneus modernos são desenvolvidos para durarem por um longo período. Entretanto, os pisos ruins, condições climáticas adversas e a falta de manutenção podem reduzir drasticamente a vida útil do componente.

 

Por serem constantemente exigidos, os pneus precisaram passar por verificação preventiva periódica para evitar danos, acidentes e gastos desnecessários no futuro.

 

Furo – Os pneus atuais são mais resistentes, mas os furos são inevitáveis. Um especialista deve verificar o pneu depois de um furo para detectar danos que podem fazer o pneu ficar irreparável. Às vezes, o pneu pode-se reparar, a reparação dos pneus deve incluir um exame detalhado, realizado por um especialista.

 

Sinais de envelhecimento – O envelhecimento do pneu não é previsível. Há circunstâncias que afetam a vida do pneu como a temperatura, a utilização de carga, armazenagem, entre outros fatores.

 

“Os pneus têm validade de cinco anos, mas deve ser inspecionado uma vez a cada 3 meses (pelo menos) para medidas de segurança. É necessário olhar com bastante cautela para perceber desgastes irregulares, o que pode indicar necessidade de manutenção de alinhamento, cambagem ou outros. Importante ressaltar que o limite legal de desgaste de 1,6 mm”, afirma o executivo da KD Pneus, Carlos Molina.

 

Desgaste anormal – Geralmente o desgaste anormal irregular é reflexo de problemas mecânicos como alinhamento inadequado, problemas de balanceamento, de suspensão ou até mesmo de transmissão. Outros fatores como manter a pressão de ar inadequada e misturar diversos tipos de pneus também ampliam o desgaste. (Carplace)