Implementos acusam queda de 40,52% nos emplacamentos em sete mess

Frota & Cia

 

A indústria de implementos rodoviários encerrou os primeiros sete meses do ano com uma queda de 40,52% no volume de emplacamentos, segundo dados da Anfir, que reúne os fabricantes do produto. No período de janeiro a julho de 2015 foram emplacadas exatas 54.333 unidades, ante 91.350 licenciadas em 2014.

 

No segmento Pesado (Reboques e semirreboques) o recuo foi de 46,92% com relação a 2014: de janeiro a julho deste ano a indústria entregou 17.692 produtos contra 33.330 unidades no mesmo período do ano passado. No mercado de Leves (Carroçaria sobre chassi) a queda registrada foi de 36,85% com 36.641 produtos emplacados de janeiro a julho de 2015 ante 58.020 unidades entregues ao mercado no mesmo período de 2014.

 

“O desempenho negativo do setor de implementos rodoviários reflete as dificuldades vividas pela indústria este ano”, afirma Alcides Braga, presidente da ANFIR. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, a produção industrial brasileira caiu 0,3% em junho com relação a maio. Na comparação com junho do ano passado a queda é de 3,2%. “Para reduzir as perdas no segundo semestre será necessário algum tipo de incentivo que reaqueça os negócios em diversos setores”, analisa Mario Rinaldi, diretor Executivo da ANFIR.

 

A entidade esteve em reunião com o BNDES que confirmou a estratégia do banco de investir em projetos de infraestrutura ao invés de conceder incentivos. Para o BNDES essa opção atrai outros investimentos na cadeia produtiva que movimentam os negócios reaquecendo a economia. “A realização da Fenatran em novembro poderá ser a oportunidade de a indústria realizar negócios que diminuam a queda nas vendas”, diz o presidente da ANFIR. O evento será no Anhembi, em São Paulo, e mais de 40 empresas associadas à entidade confirmaram presença e deverão ocupar mais de 13 mil metros quadrados de área de exposição. (Frota & Cia)