Car and Driver Brasil
A maioria dos carros, principalmente os compactos, abusa dos plásticos no revestimento de painéis e portas. É importante manter essas peças não só limpas, mas também protegidas do desgaste provocado pelo sol e calor. Além de ficarem bonitas preservadas, elas mostram o cuidado do dono, o que valoriza a revenda do carro. Veja algumas dicas para limpar os acabamentos plásticos.
Limpeza
Use uma flanela macia para remover a poeira dos painéis, volante, porta-trecos, etc. Depois, umedeça outro pano de microfibra limpo com uma solução de limpeza multiuso bastante diluída em água. Evite produtos com cheiro forte e nunca utilize soluções a base de querosene.
Hidratação
É o que vai dar aspecto de brilho ao acabamento. Depois de fazer a limpeza, aplique um produto específico para plásticos e vinis. Use pouca quantidade em uma esponja macia ou pano de microfibra e faça movimentos retilíneos suaves. O líquido penetra e hidrata o plástico, recuperando o brilho da superfície.
Lá vem o sol
Prefira produtos que tenham em sua composição o Protetor UV, que protege o plástico dos raios solares, principal culpado por deixas as peças, originalmente escuras, esbranquiçadas.
Frequência
A limpeza das peças plásticas deve ser semanal. Já a hidratação deve ser feita uma vez por mês.
Partes externas
Borrachões, molduras e para-choques de vinil ou plástico merecem o mesmo cuidado. Como ficam mais expostos, a hidratação deve ser semanal.
Fique atento!
O uso do silicone em partes plásticas do veículo é até tentador, pois dá um brilho estonteante. Mas saiba que a substância acelera o ressecamento das peças e ainda torna as superfícies oleosas – e isso facilita o acúmulo de poeira. (Car and Driver Brasil/Fernando Miragaya)