“De ônibus, levamos todos os passageiros ao destino final”

O Estado de S. Paulo

 

A Decolar.com, empresa de venda online de turismo, firmou uma parceria com a empresa ClickBus, especializada em viagens terrestres, para oferecer serviço de ônibus em seu site. A partir de agora, segundo Alipio Camanzano, presidente da Decolar, o cliente poderá pagar de uma só vez a passagem de avião e a de ônibus caso o seu destino não seja as pouco mais de cem cidades atendidas por aeroportos no País.

 

  • Por que começar agora a oferecer o serviço de ônibus?

Na Europa, há um belo serviço de trens, que conecta aeroportos a cidades menores. Esse trabalho no Brasil é feito pelas linhas de ônibus. A pessoa que vai para o interior ou para uma praia fora das capitais geralmente precisa do serviço de ônibus, até mesmo se for um turista estrangeiro. E também é uma forma de viajar em feriados, pois, ao contrário das companhias aéreas, as passagens de ônibus não mudam de preço conforme a data.

 

  • Como o cliente poderá fazer a compra da passagem?

A compra da passagem de ônibus ficará disponível no site. A conexão entre o avião e o ônibus será de pelo menos quatro horas. O passageiro terá de arranjar um jeito de se locomover entre o aeroporto de destino e a rodoviária, onde vai pegar o ônibus.

 

  • É uma forma de responder à crise, oferecendo uma opção mais barata?

Oitenta por cento dos passageiros que viajam de avião às capitais têm a própria cidade como destino. Os outros 20 vão a outras cidades. De ônibus, levamos todos os passageiros até o destino final. O serviço não tem relação com a crise. Apesar de a procura estar focada nos destinos nacionais, de valor mais baixo, nosso volume de passageiros neste ano já subiu 27% em relação a 2014. (O Estado de S. Paulo/Alipio Camanzano)