Do Modelo B ao esportivo GT, estúdio de design da Ford completa 80 anos

 

Carplace

 

Montado em 1935 por Edsel Ford para desenvolver o estilo e funcionalidade dos veículos da marca, o estúdio de design da Ford está comemorando 80 anos.

 

Além de desenvolver novos recursos e tecnologias que tornaram os veículos mais seguros, nas pranchetas do Estúdio de Design da Ford nasceram ícones como o Ford 49, o Thunderbird, o Mustang e o Ford GT. A área também atraiu designers de outros setores, contribuindo para ampliar a convergência de tendências na indústria.

 

Para ilustrar a trajetória do estúdio pode se colocar lado o lado o Modelo B, da década de 1930, e o novo Ford GT. Vários exemplos de inovações criadas nestes locais continuam presentes nos carros de hoje, como os cintos de segurança, materiais alternativos e a pintura perolizada. Há também curiosidades, como o sistema de navegação que pode ser considerado o avô do atual GPS e o teto retrátil elétrico.

 

Carro de soja (1941) Henry Ford uniu sua experiência em agricultura com o amor ao negócio automotivo quando criou o Soybean Car. Em resposta à escassez de metal na época, desenvolveu um carro com plástico feito de soja, linhaça e outros materiais naturais. (Carplace)