Mercado de caminhões cresce 8% em setembro

Estradão

 

O desempenho do segmento de caminhões segue apresentando sinais de retomada, com variações positivas e contínuas ao longo do ano, como mostram os dados divulgados pela Anfavea.

 

De acordo com as estatísticas da associação que reúne as fabricantes de veículos no Brasil, em setembro, as montadoras negociaram 4.540 caminhões, alta de 8,2% sobre o mesmo mês do ano passado, quando o mercado absorveu 4.194 unidades. O volume, porém, é 6,1% menor na comparação com os emplacamentos registrados em agosto, de 4.834 caminhões.

 

Para Rogelio Golfarb, vice-presidente da Anfavea e vice-presidente da Ford, a queda apurada de um mês para o outro se explica pelo menor número de dias úteis em setembro. “é evidente o processo de recuperação do mercado de caminhões. Já temos uma sequência de resultados positivos desde maio.”

 

No acumulado do ano até setembro, os emplacamentos alcançaram 35.364 caminhões, recuo de 9% na comparação com o volume de um ano antes, de 38.865 unidades. Cabe destacar que o mercado de caminhões começou o ano com queda de 30%.

 

O desempenho da produção também revela fortes sinais de retomada. Os 7.599 caminhões produzidos em setembro representaram alta de 56,8% sobre o mesmo mês do ano passado.  No acumulado do ano, outra alta expressiva, de 27,3%. De janeiro a setembro, foram produzidos 59.044 caminhões contra 46.383 de um ano antes.

 

O ritmo aquecido no chão das fábricas se deve também ao bom momento pelo qual atravessa as exportações. As remessas acumulam um crescimento de 40,9% até setembro, para 21.940 unidades. (Estradão)