Indústria cresce em nove das 14 regiões pesquisadas pelo IBGE

Agência Brasil

 

Mesmo ficando praticamente estável ao crescer apenas 0,1% de janeiro para fevereiro, a produção industrial brasileira fechou fevereiro, na série com ajuste sazonal, com expansão em nove dos 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física Regional, divulgados na última terça-feira, 11, com informes regionalizados da indústria, os maiores avanços foram obtidos na Bahia, onde o parque fabril cresceu 2,8% e em Santa Catarina, com alta de 2,8%.

 

O estado catarinense marcou o quarto mês consecutivo de expansão, período em que a sua indústria acumulou crescimento de 7,4%. Em compensação, a alta verificada na Bahia reverteu a queda de janeiro, que chegou a 4,2%.

 

Fecharam fevereiro com resultados acima da média de 0,1%, as indústrias do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, ambos com a terceira maior expansão do país (2,2%); de Goiás (2,1%); Minas Gerais (2%); Paraná (1,9%); a Região Nordeste, que cresceu (1,1%); e São Paulo, que, com expansão de 0,2%, ficou apenas 0,1 ponto percentual superior à média nacional.

 

Já entre os cinco locais com crescimento abaixo da média nacional, o destaque negativo foi Pernambuco, onde a queda de 7,8% ficou 7,7 pontos percentuais abaixo da taxa global da indústria. Também fecharam com resultados negativos o Pará, com queda de 4,1%; e o Espírito Santo (-3,9%), ambos com os resultados negativos mais acentuados em fevereiro. As demais taxas negativas foram assinaladas por Amazonas (-1,1%) e Ceará (-1%). (Agência Brasil)