Fiat Toro tira o trono da Chevrolet S10

Carplace

 

Com todos os modelos da categoria em baixa, a líder Strada foi quem mais perdeu entre as primeiras colocadas. Em seu pior ano desde 2007 (61.331), o modelo da Fiat emplacou 59.449 unidades, 40,5% a menos do que em 2015. Para se ter uma ideia da queda, entre 2010 e 2014 a Strada sempre emplacou mais de 100 mil unidades anuais.

 

Também com retração superior a 40%, a Saveiro encerrou o ano com 33.950 unidades – ao menos a participação de mercado se manteve praticamente estável. A picape da VW não vendia tão pouco desde 2009, quando fechou o período com 29.783 unidade.

 

Registrando a menor queda do período (-37,6%), a Chevrolet Montana (14.769) foi a única a aumentar sua participação, de 13,1% para 13,7%. Lanterna da lista, a Hafei Mini emplacou apenas duas unidades, vinte e oito a menos do que no ano anterior.

 

Médias/Grandes

 

Aqui tivemos o grande destaque de 2016. Desbancando 15 anos de liderança da S10, a Fiat Toro, em seu primeiro ano cheio, assumiu a liderança do segmento ao emplacar 41.283 unidades, média mensal de quase 3,5 mil unidades.

 

E as más notícias não acabaram para o modelo da Chevrolet, reestilizado no primeiro semestre do ano passado. Em queda de 20,3% em relação a 2015, a S10 (26.558) também foi superada pela nova geração da Hilux (34.031). Esta foi a primeira vez desde 2002 – último ano com dados divulgados pela Fenabrave – em que a Toyota ficou à frente da rival.

 

Quarta colocada, a Ford Ranger (15.812) por pouco não perdeu a posição para a Renault Duster Oroch (14.245), que também encerrou o seu primeiro ano cheio. Em baixa de quase 32%, a Mitsubishi L200 (9.943) caiu para o sexto lugar.

 

Reestilizada no último trimestre do ano passado, a VW Amarok foi novamente a lanterna do pelotão de frente, com 9.173 unidades (-24,9%). Fora deste pelotão, a veterana Nissan Frontier conquistou a preferência de apenas 3.605 consumidores, quase 40% a menos do que em 2015.

 

O destaque no pelotão de baixo foi a gigante Ram 2500 (457), cujas vendas cresceram mais de 450% – nada mal para um modelo que custa mais de R$ 250 mil.

 

Em dezembro

 

Novamente única a crescer em relação ao mesmo período de 2015, a Montana fechou 2016 em alta de 61%, emplacando mais de 2 mil unidades pela primeira vez no ano.

 

Líder, a Strada (4.975) vendeu menos do que em novembro e viu a participação de mercado cair quase nove pontos percentuais em apenas um mês – praticamente toda esta diferença foi para a Saveiro (2.262), que saltou dos 17% para 24,5%.

 

Picapes pequenas

 

Mais vendida na faixa superior desde abril, a Toro (5.288) atingiu seu novo recorde no apagar das luzes e ampliou para 31% seu market share. Superada pela S10 (2.707) no mês anterior, a Hilux (3.672) abriu quase mil unidades de vantagem graças ao seu melhor resultado em exatos dois anos (dezembro 2014: 5.088).

 

Em alta superior a 70%, a Ranger (1.694) retomou a posição perdida para a Duster Oroch (1.308) em novembro. Superando as mil unidades mensais pela primeira vez desde dezembro do ano passado (1.128), a L200 (1.084) assegurou quase 200 unidades de vantagem sobre a Amarok (871). (Carplace/Thiago Parísio)