Base dos processos de melhoria da Dana, o SOPE (Solução de Problemas em Equipe) incentiva os colaboradores a buscarem alternativas para questões de seu próprio âmbito de trabalho, aumentando o engajamento e a eficiência em suas operações e difundindo, assim, a cultura de excelência.
Para minimizar custos e o impacto de resíduos sólidos no meio ambiente, o grupo Separação, formado por colaboradores da operação de componentes de Cardans, em Gravataí (RS), estabeleceu a meta de reduzir em 30% a sucata nos centros de usinagem. Após diversos estudos, os colaboradores identificaram que o elevado descarte de peças e retrabalho ocorria devido à falta de um trocador de calor, que causava excessivo aquecimento do óleo hidráulico e forçava a parada das máquinas. O problema ocorria principalmente na máquina de perfuração, responsável por 33% do material descartado.
Com a implementação de um mecanismo de refrigeração do fluído hidráulico, a redução de custos com sucata superou a expectativa inicial, chegando a 51% e diminuindo, por consequência, os gastos com matéria-prima e energia elétrica. Os benefícios se estenderam aos clientes, beneficiados com o incremento na qualidade do produto e diminuição no prazo de entrega.