Aplicativo ajuda a dar novo uso a itens que seriam descartados

Inspirado na economia circular, o aplicativo Eco Flow faz a ponte entre quem tem e quem precisa

Uma cadeira quebrada deu origem a um projeto que ajuda a fazer o melhor uso de recursos e ativos que temos na Dana. Bruno Perez, analista da Matrizaria na operação de Jundiaí (SP) que trabalha há 4 anos na Dana, estava prestes a solicitar a aquisição de uma cadeira nova quando um colega sugeriu que, antes, ele conferisse no almoxarifado se não havia alguma de ‘segunda mão’ que o atendesse.

Esta situação serviu para ilustrar uma situação recorrente em nossas operações onde vários itens sem uso e prestes a virar sucata em um setor poderiam ser úteis em outras áreas. Mas havia o desafio de fazer a conexão entre eles e possíveis interessados. Esta foi a base para a iniciativa de desenvolvimento de um app que incentive o compartilhamento do conceito e ajude a estabelecer um processo que possa ser adotado nas operações que temos no Brasil.

Os desenvolvedores do aplicativo Jefferson Boscoa e Bruno Perez, em Jundiaí

Bruno contou com a ajuda de Jefferson Boscoa, analista de programas de melhorias e surgiu o aplicativo Eco Flow. Através dele, bens disponíveis (eletrônicos, máquinas, ferramentas, móveis etc.) são cadastrados na plataforma com a descrição, foto e até plaqueta de patrimônio, se houver. O interessado faz a requisição pelo próprio app e se encarrega de retirar. A Matrizaria disponibilizou, por exemplo, uma mandrilhadora e uma fresadora CNC que não eram mais utilizadas.

Esta iniciativa de melhoria contínua foi inscrita como projeto no SOPE (Solução de Problemas em Equipe). Bruno já participou de outras edições do SOPE. Em 2019, criou rotinas para acelerar a produção de uma máquina fresadora que, até então, utilizava programa macro. 

Além de promover o melhor uso dos recursos e ativos que temos, o aplicativo também ajuda a gerar economia para a empresa e promove o melhor uso dos recursos e de nossos orçamentos, permitindo que destinemos a verba para outros fins. O aplicativo está em teste em Jundiaí, e a intenção é que a prática se estenda para os demais sites. 

Se você gostaria de participar desta iniciativa entre em contato com o pessoal do SOPE de sua localidade ou com os desenvolvedores Bruno Perez e Jefferson Boscoa.

Sobre o SOPE
Inspirado nos Círculos de Qualidade, que são uma ferramenta baseada no Sistema Toyota de Produção e utilizado pela Dana desde a década de 1980, o SOPE incentiva a participação dos colaboradores e o trabalho em equipe na solução de problemas. A proposta é que as equipes se envolvam diretamente na melhoria de processos, gerando ganhos em segurança, ergonomia, qualidade, produtividade, proteção ao meio ambiente, redução de custos e outros aspectos ligados ao negócio, da produção à gestão. Para reconhecer o esforço dos grupos – além de motivá-los – há um concurso anual e nacional que reconhece as melhores ideias.

Share This: