Juntos por um dia na linha de produção, time de controladoria e da linha de montagem de eixos dianteiros alinham esforços na busca pela eficiência operacional
Colocar-se no lugar do outro é uma prática que promove a empatia e que possibilita o “fazer diferente” a partir de novos olhares. A experiência pode ser ainda mais saborosa – e exitosa – quando unimos profissionais de áreas diversas, e foi o que ocorreu em Sorocaba no “1o dia da Controladoria na operação de eixos dianteiros”.
As equipes de Controladoria das operações de Sorocaba, Jundiaí, Limeira e de Gravataí foram para o chão de fábrica e vivenciaram a rotina dos colegas da linha de montagem de eixos dianteiros. A proposta é aproximar a área de custos, responsável também pelo relacionamento com o cliente, da manufatura, mas o resultado indica caminhos a seguir. “A busca pela eficiência de custos é de todos nós”, reforça Luis Gehringer, Controller para o Brasil. “Praticar o GEMBA, e ir ver onde as coisas acontecem educa e fortalece os elos entre os colegas, independentemente das áreas. O sucesso da Dana depende de todos nós”, reforça.
Especialistas em números e planilhas, antes de colocar a mão na massa, o time de controladoria foi recebido pelo engenheiro de produtos Juliano Pansonatto para uma aula teórica sobre o que iriam produzir, o eixo dianteiro, seguida por uma reunião de briefing e apresentação aos “padrinhos”, os operadores e montadoras da linha de Eixos Dianteiros.
Com apoio e orientação dos colegas, o time da controladoria assumiu a operação e realizou a montagem de ponta a ponta, até o produto final. Domingos Júnior, Gerente de Manufatura do site, destaca: “entre os benefícios está o ganho de conhecimento pela equipe de controladoria, que analisa e gera informações financeiras da planta, além da integração entre as equipes e da valorização do processo industrial. “
Danillo Plata, Controller para as operações de Veículos Comerciais em Sorocaba explica os porquês deste movimento, que deve ser ampliado para outras linhas: “a iniciativa dessa ‘troca de papéis’ está alinhada com o Dana Operating System (DOS). A melhoria não se dá simplesmente em uma mesa de escritório. Com esta iniciativa, estimulamos a ida ao chão-de-fábrica para observar, entender e analisar a operação para propor melhorias no processo produtivo. Todos ganhamos,” enfatiza.
O Diretor de Operações para o Brasil, Alex Ricci, reforça a importância da inciativa: “a busca pela eficiência operacional e redução de custos é de todos os empregados de uma empresa. A proximidade das áreas, trabalhando juntas pelo bem comum traz o benefício maior, a competitividade, que por sua vez traz novos negócios. É um ciclo virtuoso muito bem-vindo e necessário,” finaliza.