Às vésperas de completar 70 anos no Brasil, a Dana concluiu uma etapa importante do plano de desenvolvimento e investimentos em infraestrutura no Complexo Industrial de Gravataí. O novo refeitório, com 1.100 m², reforça o compromisso da empresa com seus colaboradores, já que o local onde são feitas as refeições é essencial para o bem-estar. Com capacidade para 2.440 refeições dia (entre almoço e jantar), possui rampas, barras de apoio e piso tátil em todas as instalações para atender colabores com deficiência e segue os mais modernos conceitos de sustentabilidade, garantindo conforto aos usuários.
O projeto da Arquitetura Nacional garante uso racional dos recursos, com maior aproveitamento de luz natural, melhor circulação de ar e reutilização de água da chuva nas descargas dos banheiros. As lâmpadas LED – que não emitem calor e são mais duráveis – reduzem o consumo de energia elétrica. As janelas e paredes de vidro na fachada, bem como o posicionamento do prédio de acordo com a orientação solar e a elevação em relação ao solo, diminuem a necessidade de iluminação artificial e otimizam o desempenho térmico, demandando menor emprego de ar condicionado.
O projeto busca, ainda, oferecer segurança e ergonomia, qualificando o trabalho da equipe da cozinha. As docas de serviço são elevadas, permitindo que operações de carga e descarga de caminhões seja feita sem a necessidade de escadas, por exemplo.
Além de mais ampla, a área de preparo das refeições é dividida por segmentos, o que otimiza as tarefas. Os colaboradores podem acompanhar, do refeitório, as diferentes etapas de preparação da comida. Somadas, as melhorias vão ampliar a capacidade de operação e otimizar custos, atendendo melhor os colaboradores, que contam agora, também, com uma cafeteria.